quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

CULTURA : EXPOSIÇÃO QUILOMBOLAS DE SÃO LOURENÇO ACONTECE EM GOIANA


Uma grande oportunidade de escolher e presentear no Natal e festas de Ano Novo aos amigos com um mimo para lá de elegante e diferenciado. É que será realizada, no período de 12 a 19 deste mês, a Exposição Quilombolas de São Lourenço, que apresentará e comercializará os colares artesanais produzidos pelas artesãs daquela comunidade quilombola e de marisqueiras de Goiana. 

A expo ocorrerá na Agência de Desenvolvimento (AD Goiana) e terá início na próxima sexta-feira (12) com um desfile de abertura para convidados. Depois, do dia 15 (segunda-feira) ao dia 19 (sexta-feira), das 08h às 16h, acontecerá a exposição e comercialização das peças, que serão embaladas em bolsinhas, também artesanais, de tecido e personalizadas.

Para se ter uma ideia da beleza do acessório de moda confeccionado pelas quilombolas de São Lourenço, no último mês de setembro, na inauguração da Incubadora Pernambuco Criativo, ocorrida no Centro de Convenções da UFPE, em Recife, a então ministra da Cultura, Marta Suplicy, ao conferir uma pequena exposição de produtos do artesanato goianense e se deparar com os colares, de imediato pediu e foi agraciada pelo prefeito Fred Gadêlha com um exemplar. Deslumbrada com o mimo, a ministra foi logo fazendo uso do adereço.

HISTÓRICO - A povoação de São Lourenço, localizada em Goiana, às margens da Rodovia PE-49, é uma comunidade quilombola que tem como principal fonte de renda a pesca de mariscos. O aproveitamento de cascas e conchas de mariscos foi uma oportunidade e, ao mesmo tempo, inspiração para diversificar e ampliar a geração de trabalho e renda para mulheres da localidade.

Com o apoio do Laboratório de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – O Imaginário, Prefeitura de Goiana, Agência de Estudos e Restauro do Patrimônio (Aerpa) e do designer Ticiano Arraes, foi possível constituir o grupo de artesãos e artesãs, hoje denominado Quilombolas de São Lourenço. O designer dos colares, no que tange especialmente às linhas utilizadas no cordão, tem inspiração no jereré, tradicional rede de pescar utilizada por pescadores no Nordeste.

Adquirir uma peça produzida por esse grupo é uma atitude socialmente responsável, pois viabiliza a melhoria da qualidade de vida de cidadãos e a consolidação de um comércio solidário.

A exposição é realizada pela Prefeitura de Goiana, por meio da AD Goiana, com produção da HN³ Produções e do Coletivo Quilombolas de São Lourenço. 

Maiores informações pelo fone 81 3626-2889.

SERVIÇO

Evento: Exposição Quilombolas de São Lourenço

Quando: 12/12 – Desfile de abertura para convidados
15 a 19/12 – 08h às 16h – Exposição e comercialização

Local: AD Goiana
Rua 05 de Maio nº 48, Centro, Goiana-PE

FONTE : Assecom-AD Goiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DE RECADOS