quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

OPORTUNIDADE : Senac oferece curso de Rádio e TV no Recife


Estão abertas as inscrições para o Curso Técnico em Rádio e TV, oferecido pelo Senac, no turno da manhã, das 8h às 12h. São 40 vagas disponíveis, que serão preenchidas de acordo com a aprovação dos candidatos no teste básico de Windows. 

Os interessados podem comparecer à Central de Atendimento Senac – CAS, localizado na Av. Visconde de Suassuna, nº 500, bairro de Santo Amaro, e solicitar, gratuitamente, um encaminhamento para realização do teste. O resultado sai na hora.

O curso iniciará no dia 9 de fevereiro, com uma carga horária de 1080h. Com as aulas, os alunos desenvolverão habilidades técnicas para produção e execução de programas radiofônicos e televisivos. Ao final do curso, os estudantes estarão capacitados para trabalhar nas diversas áreas do audiovisual.

SERVIÇO

Curso Técnico em Rádio e TV do Senac

Período: 09/02/2015 a novembro de 2016

Horário: das 8h às 12h

Inscrições para o teste de Windows: gratuitamente, na Central de 
Atendimento Senac  (CAS) Av. Visconde de Suassuna, nº 500 – Santo Amaro.

Mais informações: 0800 081 1688

FONTE : Goiana TV

Sesc Ler Goiana recebe Cantata Natalina


O clima do Natal vai tomar conta do Sesc Ler Goiana neste domingo (14). A unidade recebe, pela primeira vez, uma Cantata Natalina formada por corais de igrejas da região. A abertura está marcada para as 19h, no pátio de eventos Expedicionário Henrique Fenelon. A entrada é aberta ao público.

Cerca de 400 meninos e meninas, com idade entre 7 e 14 anos, vão participar das apresentações, que promete encantar a toda a família. “As crianças e adolescentes vão revezar as músicas natalinas. Eles começaram a ensaiar o repertório no início desse semestre. A expectativa é de que, um público de mais de 500 pessoas, assistam a Cantata Natalina, que antes era realizada na Paróquia Nossa Senhora do Rosário”, explicou o Supervisor de Cultura do Sesc, Teixeira Júnior. O Sesc Ler Goiana é a unidade mais nova do sistema em Pernambuco, inaugurada em dezembro de 2013.

FONTE : Goiana TV

CULTURA : EXPOSIÇÃO QUILOMBOLAS DE SÃO LOURENÇO ACONTECE EM GOIANA


Uma grande oportunidade de escolher e presentear no Natal e festas de Ano Novo aos amigos com um mimo para lá de elegante e diferenciado. É que será realizada, no período de 12 a 19 deste mês, a Exposição Quilombolas de São Lourenço, que apresentará e comercializará os colares artesanais produzidos pelas artesãs daquela comunidade quilombola e de marisqueiras de Goiana. 

A expo ocorrerá na Agência de Desenvolvimento (AD Goiana) e terá início na próxima sexta-feira (12) com um desfile de abertura para convidados. Depois, do dia 15 (segunda-feira) ao dia 19 (sexta-feira), das 08h às 16h, acontecerá a exposição e comercialização das peças, que serão embaladas em bolsinhas, também artesanais, de tecido e personalizadas.

Para se ter uma ideia da beleza do acessório de moda confeccionado pelas quilombolas de São Lourenço, no último mês de setembro, na inauguração da Incubadora Pernambuco Criativo, ocorrida no Centro de Convenções da UFPE, em Recife, a então ministra da Cultura, Marta Suplicy, ao conferir uma pequena exposição de produtos do artesanato goianense e se deparar com os colares, de imediato pediu e foi agraciada pelo prefeito Fred Gadêlha com um exemplar. Deslumbrada com o mimo, a ministra foi logo fazendo uso do adereço.

HISTÓRICO - A povoação de São Lourenço, localizada em Goiana, às margens da Rodovia PE-49, é uma comunidade quilombola que tem como principal fonte de renda a pesca de mariscos. O aproveitamento de cascas e conchas de mariscos foi uma oportunidade e, ao mesmo tempo, inspiração para diversificar e ampliar a geração de trabalho e renda para mulheres da localidade.

Com o apoio do Laboratório de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – O Imaginário, Prefeitura de Goiana, Agência de Estudos e Restauro do Patrimônio (Aerpa) e do designer Ticiano Arraes, foi possível constituir o grupo de artesãos e artesãs, hoje denominado Quilombolas de São Lourenço. O designer dos colares, no que tange especialmente às linhas utilizadas no cordão, tem inspiração no jereré, tradicional rede de pescar utilizada por pescadores no Nordeste.

Adquirir uma peça produzida por esse grupo é uma atitude socialmente responsável, pois viabiliza a melhoria da qualidade de vida de cidadãos e a consolidação de um comércio solidário.

A exposição é realizada pela Prefeitura de Goiana, por meio da AD Goiana, com produção da HN³ Produções e do Coletivo Quilombolas de São Lourenço. 

Maiores informações pelo fone 81 3626-2889.

SERVIÇO

Evento: Exposição Quilombolas de São Lourenço

Quando: 12/12 – Desfile de abertura para convidados
15 a 19/12 – 08h às 16h – Exposição e comercialização

Local: AD Goiana
Rua 05 de Maio nº 48, Centro, Goiana-PE

FONTE : Assecom-AD Goiana

Em PE : Programa abre 1.384 vagas de intercâmbio para a rede estadual

Estudantes têm até 5 de janeiro para se inscrever em processo seletivo.
Viagens são para países de línguas inglesa e espanhola entre 2015 e 2016.


O programa de intercâmbio Ganhe o Mundo oferece novas oportunidades aos estudantes da rede estadual de Pernambuco. Ao todo, são 1.384 vagas. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e podem ser realizadas com preenchimento do formulário eletrônico até 5 de janeiro neste link, onde encontra-se também o edital.

Das 1.384 vagas, 1.009 são destinadas a localidades de língua inglesa, como Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália. As outras 375 para locais de língua espanhola, na América e Europa, como Argentina, Chile, Espanha, Uruguai e Panamá.

No momento da inscrição, o aluno deverá informar seus dados e a língua que está cursando, além do número de matrícula no Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (Siepe), que deverá ser obtido na secretaria da escola onde estuda. A alocação do candidato aprovado ao país de destino será definida pela Secretaria de Educação e Esportes, considerando a quantidade de vagas ofertadas.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve preencher alguns pré-requisitos, como ter no mínimo 14 anos até 1º de julho de 2015 e no máximo 17 anos até 31 de dezembro de 2015; estar regularmente matriculado no primeiro ano do ensino médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas estaduais em 2014; e estar regularmente matriculado no curso de línguas do programa Ganhe o Mundo e ter menos de 20 faltas.
Os alunos aprovados cursarão o correspondente a um semestre letivo, com duração em torno de cinco meses, em escola de nível médio de um dos países listados no edital. As data de embarques estão previstas para o período de julho\setembro de 2015 e janeiro/março de 2016.
FONTE : PORTAL G1

MURAL DE RECADOS