quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

COTIDIANO : Apac alerta para a baixa umidade do ar

.
Fiéis devem tomar cuidados com o calor
Pessoas precisam tomar bastante água
Pessoas precisam tomar bastante águaFoto: Divulgação/stock.xchng

Para quem está aproveitando o Feriado de Nossa Senhora da Conceição no Recife, ou nas praias ou prestigiando a Festa do Morro tem que ficar atento a hidratação. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu às 7 horas nota de alerta de baixa umidade para quase todo o Estado de hoje até sábado, 11

Segundo a agência a presença de uma massa de ar seco sobre o estado de continua inibindo a formação de nuvens e propiciando temperatura elevadas, com valores muito baixos de umidade relativa no Sertão e também no Agreste. Na Região Metropolitana do Recife, devido a proximidade com o mar a umidade mínima está em torno de 50% e na Mata Norte em torno de 35%. 

No Sertão, valores de umidade relativa do ar abaixo de 20% foram registrados no dia de ontem, 07, em Serra Talhada (11%), Ibimirim (11%), Arcoverde (11%), Floresta (14%), Ouricuri (15%) e Salgueiro (16%), 

No Agreste a umidade atingiu valores abaixo de 25% em Águas Belas (11%), Garanhuns (17%), Brejão (16%) e São Bento do Una (21%). 

Ainda de acordo com a nota a umidade relativa do ar deve permanecer com valores abaixo de 20% e com temperaturas que podem atingir os 40°C, no período da tarde no Sertão; e com valores de temperatura acima de 35°C e umidade relativa do ar abaixo de 30%, no Agreste, nos próximos dois dias. 

A Apac citou ainda alguns problemas em decorrência desta baixa umidade do ar como, complicações alérgicas e respiratórias ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

A agência recomenda alguns cuidados que devem ser tomados como, evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas; e, é claro, consumir água à vontade.


FONTE : FOLHA DE PERNAMBUCO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DE RECADOS