domingo, 9 de fevereiro de 2014

CULTURA : Frevo completa 107 anos de muito fervor

Uma extensa programação durante todo o dia está marcada nas duas cidades para celebrar o aniversário

Daniel e Clara demonstram na dança a
paixão pelo ritmo

Criado no fim do século 19, o Frevo é uma versão evoluída dos dobrados tocados pelas bandas marciais, tão populares, que tomavam as avenidas naquela época. O hábito de ganhar as ruas permanece até hoje, tradição que se torna ainda mais frequente nos dias que antecedemo Carnaval. Já é hora de frevar. E para quem quer antecipar a folia neste domingo (9), quando se comemora o Dia do Frevo, deverá ficar atento às programações de Olinda e Recife que homenagearão os 107 anos do mais famoso ritmo pernambucano.
Na Cidade das Pontes, as atividades carnavalescas serão bastante variadas, para que ninguém fique de fora das brincadeiras. Logo cedo pela manhã, a partir da 7h, será organizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, um espaço para piquenique no Marco Zero. Uma orquestra de frevo estará no local e irá executar os grandes clássicos do ritmo. Como também, mesas e cadeiras para que os recifenses e turistas possam aproveitar a brincadeira, além de barraquinhas de comida.
Os ciclistas que utilizam as ciclofaixas do Recife também não estarão de fora da festa, eles poderão comemorar a data a caráter e com as bicicletas enfeitadas. A brincadeira terá um propósito: às 11h, acontecerá um concurso que premiará as melhores fantasias e as bicicletas mais decoradas. Os vencedores ganharão prêmios da Reciclo Bike. Para quem não quer estar no meio da folia, os espaços dos polos das Academias da Cidade estarão abertos neste final de semana. Ainda no Recife, acontecerá a partir das 15h, um cortejo com oito agremiações e dez orquestras. Clarinadas convocarão os foliões para os pontos de partidas que serão na rua da Moeda e na avenida Rio Branco. De lá, os grupos sairão para se encontrar na Praça do Arsenal, onde a festa continuará com a inauguração do Paço do Frevo às 18h.
Já em Olinda, o Dia do Frevo será comemorado com recorde. É que para marcar a data especial, que evidencia a mania do pernambucano de afirmar que tem o maior Carnaval do Mundo, acontecerá a Maior Dança de Frevo do Mundo. O objetivo do evento é reunir, pelo menos, 250 passistas no Pátio de São Bento, que dançarão juntos, por cinco minutos, os passos mais importantes do Frevo. A ação, que terá início às 14h, será gravada e deverá ser colocada no Guiness Book, o livro dos recordes mundiais. Para o passista e professor de Frevo há 11 anos, Daniel Dias, o evento evidenciará a importância do ritmo para o mundo inteiro. “Estarei entre os passistas durante o evento que será recorde”, comentou. O dançarino é um dos 140 integrantes da Companhia Brasil por Dança, existente há 25 anos. Muitos passistas do grupo estarão espalhados pelas duas cidades no dia do Frevo e durante todo o Carnaval, quando os dançarinos mostrarão o Passo, dança do Frevo, nas coreografias que vêm sendo ensaiadas desde o primeiro semestre do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DE RECADOS