domingo, 9 de fevereiro de 2014

Goiana: Mulheres quilombolas da Mata Norte são qualificadas para produzir artefatos para a Fiat


A Secretaria da Mulher de Pernambuco, representada pela coordenadora regional da Mata Norte, Otenilda Oliveira, participou da Aula Inaugural do Curso de Corte e Costura Industrial, realizada na comunidade quilombola São Lourenço, em Goiana, na Mata Norte. A comunidade é reconhecida pela Fundação Cultural Palmares (FCP) como remanescente de quilombolas.

O evento deu início a um programa de formação e seleção de quinhentas profissionais, que serão absorvidas pela empresa Lear, fábrica que está sendo implantada em Goiana, com a finalidade de confeccionar os estofados para os veículos da Fiat, que se instalou naquela região.

Inicialmente serão capacitadas 39 mulheres e 01 homem das comunidades de Tejucupapo, Pontas de Pedras e Quilombolas São Lourenço, localizadas em Goiana.

Esse processo de qualificação de pessoas é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado através da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) e da Secretaria da Mulher (SecMulher-PE); o município de Goiana, através da Agência de Desenvolvimento (AD-Goiana); e o Senai.

A coordenadora Otenilda Oliveira expressou a importância da participação da SecMulher-PE neste processo de empoderamento, busca da autonomia financeira, qualificação profissional e elevação da autoestima das mulheres da Região da Mata Norte de Pernambuco. Ela recomendou, ainda, às participantes,que se esforcem durante o processo de qualificação, pois, além de conquistarem um espaço no mercado de trabalho, contribuirão para uma sociedade pernambucana com maior igualdade entre homens e mulheres.

Para a participante do curso Jadenilda Guedes, de 36 anos : “É muito importante participar deste curso, e para mim será uma experiência muito boa, pois já trabalho com máquina de costura. A empresa LEAR, que faz os estofados dos carros para a FIAT, vem dar oportunidade de trabalho a nós, mulheres. Tenho grande expectativa de ser uma das sete mulheres selecionadas para trabalhar na empresa, e assim ter uma nova vida para mim e para meus dois filhos.”

Fonte: Assessoria da Secretaria da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DE RECADOS