quinta-feira, 20 de março de 2014

GOIANA : Projeto Teia Sustentável é Lançado na AD Goiana


A Prefeitura de Goiana, por meio da Agência de Desenvolvimento, em uma ação integrada com a Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Meio Ambiente e o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Goiana, lançou, na manhã da última terça-feira (18/03), no auditório da AD Goiana, o Programa Teia Sustentável, que tem como finalidade apoiar o processo de desenvolvimento local sustentável das comunidades rurais e pesqueiras no município, considerando suas potencialidades, a partir do fortalecimento das organizações comunitárias, com foco também no avigoramento dos Arranjos Produtivos Locais- APL’s.
O lançamento contou com as presenças do prefeito de Goiana, Fred Gadelha; da presidente da AD Goiana, Micheli Barreto; dos secretários municipais de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Ivo Câmara, e de Políticas Sociais, Ricardo Torres; de Felício Martinho, representante do Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA; do secretário executivo de Agricultura Familiar de Pernambuco, José Cláudio; de Francisco Aves do Prorural; das coordenadoras de Economia Criativa (PE), Patrícia Reis e Nena Carvalho; do representante do Banco do Nordeste, Adriano Gonçalves; além de representantes das entidades assistidas pelo projeto, comunidades rurais e colônias de pescadores.
Durante o encontro, ficou acordado que cinco comunidades farão parte do projeto piloto que visa capacitá-las a captar recursos de forma independente. As escolhidas foram: Associação Quilombola da Povoação de São Lourenço, assentamentos Ubu e Mussumbu, Associação das Marisqueiras da Povoação de São Lourenço e Colônia de Pescadores do Baldo do Rio.
O prefeito Fred Gadelha afirmou que o projeto é um divisor de águas na luta da sustentabilidade rural. “Essa iniciativa é importante pois traz a população ao debate e construção de políticas públicas para a questão da agricultura familiar”.
Logo após, os participantes assistiram à apresentação do projeto e receberam informações das ações já desencadeadas, como o apoio dado às organizações comunitárias, que resultou na habilitação de quatro associações para projeto de abastecimento d’água que beneficiará 400 famílias na comunidade de São Lourenço e projeto de uma barragem para o Assentamento Florestan Fernandes, no Engenho Mussumbu.

FONTE : Assecom-AD Goiana


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DE RECADOS