quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

PRAIA DO JANGA


JANGA : O Janga é um bairro que pertence ao município Paulista, localizado entre pequenos morros e o mar no litoral norte do estado de Pernambuco, entre os municípios de Olinda e Abreu e Lima, a cerca de 15 km do Recife. Localiza-se na Região Metropolitana Norte, Litoral sul do Paulista, acessos pelas PE-01 e PE-22. É um local basicamente residencial e de veraneio.
Ao passar pela ponte que separa as cidades de Olinda e Paulista, basta olhar a direita para ver um imagem de Iemanjá recepcionando e abençoando a todos e a esquerda o manguezal que se estende por quilômetros rio a dentro. O início da praia do Janga é conhecido como "Enseadinha" onde até hoje existe um vila de pescadores. A praia do Janga é um importante ponto de encontro de grupos de cultura popular, como cirandeiras, maracatus, rodas de capoeira e outras manifestações populares que se apresentam no calçadão nos fins de semana.
Na orla do Janga, que se estende por cerca de 4 km, existem quiosques de água de coco e bares onde são servidos pratos preparados à base de frutos do mar, além de ser um ponto de encontro dos moradores onde no inicio da manhã e nos fins de tarde fazem caminhada e batem um bom papo. O mar do janga é calmo e tranquilo, que proporciona um banho de mar agradável. Na praia são praticados esportes típicos de praia como o vólei, o futebol, o frescobol, além de esportes náuticos como pesca sub-marina, surf, windsurf, caiaque e etc... Durante todo o ano existem vários eventos que são realizados na orla, como shows, feiras de artesanato e nos fins de ano os moradores instalam varias tendas em toda extensão do calçadão para confraternizar com os familiares e amigos, e receber o novo ano que entra.
Nos últimos anos, o avanço do mar estreitou a faixa de areia e, em alguns trechos, existem uma faixa muito curta de areia. Foram criados diques de contenção que ficam a aproximadamente 100 metros da areia, para diminuir o impacto das ondas na orla. Essa obra foi o ponto inicial da revitalização e urbanização na orla do Janga.
ACESSOS : 
  1. O acesso pode ser feito através de Olinda pela Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
  2. Outra forma de chegar ao Janga é via Paulista através da PE-15, PE-22 e PE-01 para tal basta apenas seguir as placas indicativas em direção à região das praias.

MURAL DE RECADOS