quarta-feira, 26 de março de 2014

Goiana : Ação Social realiza I Encontro Intersetorial do Bolsa Família


Com o objetivo de integrar as pastas que estão ligadas diretamente ao Programa Federal Bolsa Família, a Secretaria de Ação Social e Desportos realizou, hoje (26), o I Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família de Goiana, no auditório da Escola Técnica Aderico Alves. Participaram do evento os secretários das áreas de saúde, educação e assistência social do município, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado (SEDSDH/SEDAS), a Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Educação e a primeira-dama Jakeline Albuquerque.
O evento debateu o desafio da intersetorialidade em Goiana, pois, segundo o secretário de Ação Social Ricardo Torres, as próprias secretarias não sabem o trabalho que é realizado entre elas. “Esse evento é para que conheçamos uns aos outros e, assim, fomentar políticas públicas mais efetivas. Por isso, estamos formando também um Comitê Intersetorial para que essa parceria seja fortalecida”. Ricardo disse que Goiana vive um novo momento e o modelo do Bolsa Família tem que ser repensado. “A gente não pode mais brincar de atende as pessoas, é hora de capacitá-las para que sejam inseridas no mercado de trabalho, pois a cidade está passando por um processo de desenvolvimento econômico que também tem que atingir a população”.
O secretário de Educação e Inovação, Horácio Reis, falou sobre a importância do benefício federal na esfera municipal e as consequências sociais que ele traz. “No País, 40% dos alunos matriculados no ensino fundamental são assistidos pelo Bolsa Família. Isso significa o aumento na escolaridade dos brasileiros. Nossa frequência escolar gira em torno de 95%, por exemplo”. O secretário apontou benefícios em outras áreas, além da educação. “Estudos mostram que a morte por desnutrição caiu 65% nos municípios. Este programa tem um viés forte a respeito da inclusão social, assim, a população pode participar ativamente das políticas públicas do Estado”.
As palestras, além de esclarecer dúvidas referentes à competência das secretarias no programa, trouxeram informações novas a agentes comunitários de saúde, agentes sociais e público em geral. Cristiano Ramos, da (SEDSDH/SEDAS) explicou à plateia como é feito o Cadastro Único e a escolha das famílias ao programa. “Viemos hoje para descentralizar a informação. É necessário que todo mundo saiba os critérios necessários para as famílias se encaixarem no perfil de beneficiário do Bolsa Família. Não somos nós que escolhemos quem vai receber ou não. Quem decide é o sistema e temos que informar isso à população que às vezes acha que somos nós que decidimos a bel prazer”. Cristiano parabenizou a secretaria de Ação Social pela realização do evento. “Todos os municípios deveriam ter a iniciativa de realizar encontros intersetoriais para que educação, saúde e assistência social trabalhem juntos. Quantas informações já não foram recebidas hoje por vocês? A gestão municipal está de parabéns”.
Fonte : Prefeitura Municipal De Goiana 













Goiana : Mais uma capacitação do Senai tem início em Goiana


Teve início na tarde da última terça-feira (24/03), no prédio do antigo Departamento de Esportes, junto à Quadra Municipal de Esportes, ocurso de Corte e Costura ofertado pela Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, com apoio da Prefeitura de Goiana e AD Goiana.
O curso é ministrado pelo Senai-PE e tem carga horária de 160h, por onde os alunos irão desenvolver competências relativas à construção de moldes, corte e confecção da peças do vestuário
As aulas ocorrem de segunda a sexta, para duas turmas com capacidade de 20 alunos, nos horários de 08:00 as 12:00 e 13:00 as 17:00.
Fonte : Assecom-AD Goiana

AD Goiana recebe currículos de professores para Senai


A Prefeitura de Goiana, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, está recrutando instrutores para ministrar os diversos cursos de qualificação profissional do Senai que estão sendo oferecidos no município.
Perfil do Candidato:
- Professor de Operador de Processos Logísticos:
Idade: a partir de 18 anos
Superior Completo ou Técnico em Logística
Com experiência em sala de aula
Contrato temporário de 3 meses
Trabalhar de segunda a sexta, das 08:00 às 17:00 horas
- Professor de Reparador de Circuitos Eletrônicos:
Idade: a partir de 18 anos
Superior Completo ou Técnico em Eletrônica ou Eletrotécnica
Com experiência em sala de aula
Contrato temporário de 3 meses
Trabalhar de segunda a sexta, das 08:00 às 17:00 horas
Os interessados deverão entregar currículos na AD Goiana, situada na Rua 05 de Maio nº 48, no centro de Goiana (em frente à loja Herrero), até a sexta-feira (28/03), das 08h às 16h.

Fonte : Prefeitura Municipal De Goiana 

Armando Monteiro : "mimo" a Prefeitos Pernambucanos Com o FPM


O senador Armando Monteiro (PTB) recebeu em seu gabinete, em Brasília, uma comitiva de prefeitos pernambucanos que integram a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). Na reunião, trataram sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 39/2013) que prevê aumento em 2% dos repasses para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Armando Monteiro é o relator da PEC, de autoria da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS).

Armando antecipou que vai se posicionar a favor do aumento do repasse, mas que fará um amplo estudo para que a medida seja tomada de forma responsável.

O senador pernambucano ouviu as argumentações dos prefeitos sobre a necessidade de elevar o repasse e disse que está trabalhando intensamente de maneira a ajustar as demandas dos Executivos municipais à realidade do Brasil.

Participaram da reunião os prefeitos Eduardo Tabosa (Cumaru/PSD), Sandra Félix (Condado/PSDB), Fred Gadelha (Goiana/PTB), Carlos Cecílio (Serrita/PSD), Joamy de Oliveira (Araçoiaba/PDT), Josenildo Leite (Cedro/PSB), Padre Cazuza (Poção/PSB) e a representante do Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional, Ana Verônica.

Fonte: Giromatanorte

MURAL DE RECADOS