sexta-feira, 14 de março de 2014

GOIANA : Polytheama recebe I Encontro de Monitores do Mais Educação


Na manhã desta sexta-feira (14), o Cine-Theatro Polytheama recebeu o I Encontro dos Monitores do Programa Mais Educação com o objetivo de discutir a função e o papel do monitor em nosso município, proporcionando assim, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos para que estes se revertam em educação de qualidade.
O Mais Educação é um programa federal que tem o intuito de ampliar a jornada escolar, desenvolvendo atividades sócio-educativas para melhorar o desempenho e rendimento escolar de todas as crianças que fazem parte dele. O secretário de Educação e Inovação Horácio Reis, durante o evento, explicou a importância de ter esta iniciativa nas escolas. “O programa é pensado de cima, da rede federal, estamos aqui pela necessidade de pensá-lo de forma local, para aplicá-lo nas escolas da rede municipal”.
Hoje, Goiana conta com 32 escolas que são atendidas pelo Mais Educação, onde 4.794 alunos são contemplados. Os estudantes tem um aumento na oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas como: acompanhamento pedagógico, orientação de estudo e leitura, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A coordenadora municipal do Programa Mais Educação, Joana D’arc Botelho, explica que a as atividades escolhidas em cada escola são determinadas por um cadastramento feito para adequar à cultural local. Ela também falou sobre as parcerias que são formadas com outras secretarias da Prefeitura para investir na formação continuada dos monitores. “Este é um programa intersetorial, pois os monitores recebem cursos de capacitação dependendo da sua área de atuação. Temos um programa que firma parcerias com secretarias como Ciência e Tecnologia e Agricultura para qualificar ainda mais nossos profissionais”, ressalta a coordenadora.
Durante o encontro, houve a apresentação de uma turma de dança com alunas do Programa e os coordenadores das 32 escolas realizaram uma homenagem a coordenadora Joana Botelho pelo trabalho realizado na secretaria de Educação junto ao Mais Educação.
Participaram do evento o prefeito da cidade Fred Gadêlha, o Secretário de Educação e Inovação, Horácio Reis, a Diretora de Ensino, Edilene Gomes, o Assessor Especial Francisco Gomes, a diretora do Conselho Municipal, Carminha Nóbrega, e a professora Angelita, gestora da Escola Municipal Costa e Silva.



          

      



  














FONTE : PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIANA


Sábado: Pelada em homenagem à Silvio (SINPOL)


A Diretoria de Esportes do Sinpol/PE convida todos os companheiros policiais civis a participarem sábado (15/03), às 9h, no "Campo dos Médicos" de uma partida de futebol em homenagem ao comissário Silvio Pereira da Silva, que era tricolor fanático, sócio diretor do Sinpol/PE, e faleceu esta semana vítima de um acidente de moto. A organização do jogo pede para quem puder levar uma camisa Santa Cruz, faça em homenagem ao amigo, que sempre será lembrado na categoria como Silvio tricolor, Silvio Lalá, Silvio Doido, Menino de Rua. Na disputa um time usará o padrão do Sinpol/Pe e o ouro o padrão tricolor.

FONTE : SINPOL

Goiana participará do Congresso Pernambuco de Municípios


De 17 a 19 de março acontece, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco, com a participação de Goiana, que estará representada pela Agência Municipal de Desenvolvimento.
A AD Goiana disponibilizará um estande para exposição das ações inovadoras realizadas no município, como o Movimento Goiana Criativa e os projetos Teia Sustentável e Goiana Agroecológica.
Com o tema “O desenvolvimento dos municípios sustenta o crescimento do Brasil”, o evento tem como objetivo reunir gestores públicos, legisladores e pessoas interessadas direta ou indiretamente no avanço da administração pública de Pernambuco e do Brasil.



FONTE : Assecom – AD Goiana

GOIANA : Cursos Técnicos Gratuitos pelo Pronatec


Mais 120 vagas de cursos técnicos gratuitos estão sendo ofertadas em Goiana através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-Pronatec. São 40 vagas para o curso técnico de logística (noite) e 80 vagas para o curso técnico em enfermagem, sendo 40 vagas (tarde) e 40 vagas (noite).
Para participar o candidato interessado terá que ter feito o Enem em 2013. As inscrições serão realizadas no período de 17 a 21/03 através do site www.sisutec.mec.gov.br, com os resultados da primeira chamada sendo divulgados no dia 25/03 e as matrículas acontecendo de 26 a 28/03. Já a segunda chamada ocorrerá dia 01/04.
As aulas estão previstas para iniciar no dia 14/04 e acontecerão no Centro de Ensino Técnico de Goiana-Centeg, localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca nº 38 (onde funciona a escola Ciranda de Letras), no centro de Goiana. O Centeg inclusive disponibilizará terminais online para inscrições no período de 17 a 21/03, bem como visando preencher as vagas remanescentes no período de 7/04 a 13/04.
O curso de logística terá duração de 01 ano e dois meses e o de enfermagem 02 anos, incluindo estágio e contemplando os participantes com material didático e fardamento.
Mais informações pelo fone 81 3626-0376.

FONTE : Assecom – AD Goiana


MURAL DE RECADOS