terça-feira, 29 de agosto de 2017

BRASIL : Carteira de habilitação eletrônica já pode ser testada por motoristas



Documento digital será usado a partir de fevereiro de 2018, e terá o mesmo valor jurídico do impresso

CNH eletrônica
CNH eletrônicaFoto: Reprodução
Uma versão de demonstração da Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e) já está disponível para ser baixada pelos motoristas. O documento digital será usado a partir de fevereiro de 2018, e terá o mesmo valor jurídico da CNH física.

A versão de teste do aplicativo CNH-e está disponível apenas para aparelhos com sistema operacional Android e pode ser baixado no hotsite do projeto e também via QR Code. Todas as instruções para o download estão no site - o endereço não é seguro e pode exigir a desativação de avisos de segurança em alguns browsers.

Leia também
CNH vencida passa a ser aceita como documento oficial
CNHs com código de segurança digital já estão sendo emitidas em todo o país

O aplicativo, desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), permitirá aos motoristas terem acesso ao arquivo digital da CNH por meio do telefone celular. O aplicativo deverá estar disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play até fevereiro do próximo ano.

Com a CNH-e, os agentes de trânsito poderão checar os dados dos documentos por meio do mesmo aplicativo, que fará a leitura do QRCode. Assim, o motorista poderá apresentar o documento digital a qualquer autoridade de trânsito, evitando multas caso tenha esquecido ou perdido o documento impresso.
A habilitação física continuará sendo emitida aos condutores que a solicitarem aos departamentos de trânsito estaduais. Futuramente, o motorista também poderá conferir, pelo aplicativo, a pontuação de infrações cometidas, ser avisado quando a CNH estiver perto de vencer e saber sobre campanhas de trânsito.
FONTE : AGÊNCIA BRASIL

MURAL DE RECADOS