quinta-feira, 28 de julho de 2016

HISTÓRIA DE CONDADO/PE


Condado é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é formado apenas pelo distrito sede.

História


O nome Goianinha originou-se da cidade de Goiana, pois Condado era um distrito goianense. Goianinha começou a ser povoada no fim do século XVII.
Surge a história, em 1835, acolhendo os legistas de Goiana, a qual fora ocupada pelos revolucionários, sob o comando deAntônio Carneiro e coadjuvado pelos seus irmãos, no movimento conhecido por “Guerra dos cabanos”. As forças legistas de Goiana abandonaram a cidade e se acantonaram na povoação de Goianinha.
São Sebastião se tornou o padroeiro da localidade, pois em 1870 uma epidemia de bexiga ia destruindo quase toda população. Foi quando através de uma promessa fervorosa ao mesmo santo foi conseguida a extirpação do mal epidêmico.
Em 1896 Condado foi elevado à categoria de vila. Em 1934 foi criada Paróquia de Nossa das Dores do Condado e em fim Goianinha passou a se chamar Condado por sugestão do geógrafo, historiador e professor Mário Melo, em homenagem a um engenho e riacho local.

Geografia


relevo de Condado participa, em sua maior parte, da unidade dos Tabuleiros Costeiros. Nessa unidade geoambiental os solos presentes são Latossolos e Podzólicos nos topos de chapadas e topos residuais; solos Podzólicos com Fregipan, Podzólicos Plínticos e Podzóis nas pequenas depressões nos tabuleiros; pelos Podzólicos Concrecionários em áreas dissecadas e encostas e Gleissolos e Solos Aluviais nas áreas de várzeas. Uma pequena área do município está na unidade das Baixadas Litorâneas do Nordeste, caracterizada por restingasmangues e dunas.
vegetação nativa é predominantemente do tipo Floresta Subperenifólia, com partes de Floresta Subcaducifólia e transiçãocerradofloresta.
O município de Condado encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Goiana.

Cultura


O município do Condado possui diversas manifestações artísticas. É considerada Terra do Cavalo-marinho.
Dentres outros folguedos possui coco-de-roda, ciranda, maracatu, entre outros.
O cavalo-marinho da cidade já viajou o Brasil com o seu trabalho.
Está situada em Condado também, a Filarmônica 28 de Junho. Instituição filantrópica que desenvolve suas atividades musicais desde 1905. É celeiro de grandes músicos para o estado e para o Brasil.

Economia


A economia do município baseia-se na agricultura. Os principais produtos são batata-docemandiocaabacatelaranja,cana-de-açúcarmilhoinhame, e coco.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal é de 0,627, o que índice situa o município em 82o no ranking estadual e em 4184o no nacional.

CHARGE

Resultado de imagem para charges

ELEIÇÕES 2016 : ARLINDO SIQUEIRA PODE DISPUTAR A PREFEITURA DE OLINDA COM VICE DO PP

PP

O vereador olindense Arlindo Siqueira, presidente municipal do PSL, está neste momento na sede do diretório estadual do Partido Progressista (PP), em Boa Viagem (Recife), discutindo o quadro sucessório em Olinda.
O parlamentar estuda, também, a possibilidade de sair candidato à Prefeitura de Olinda, tendo como candidato a vice, a presidente do PP olindense e presidente regional do PP Mulher, Zélia Matos.
A chapa, se for viabilizada, terá ainda o apoio do PMN, PMB e Prona. Estes partidos, juntamente com o PSL retiraram o apoio à candidatura do socialista Antônio Campos por conta da escolha e definição da candidata a vice sem consulta aos partidos aliados. Na terça-feira (26) mesmo, dia do anúncio, as legendas comunicaram o rompimento.
FONTE : BLOG OLINDA HOJE

MURAL DE RECADOS