quinta-feira, 8 de junho de 2017

Cotidiano : Celpe fiscaliza ligações de energia de barracas de fogos de artifícios

Cuidados com as instalações elétricas devem ser redobrados para evitar curtos-circuitos e detonações de produtos explosivos
Barracas de fogos de artifícios
Barracas de fogos de artifíciosFoto: Divulgação/ Agecom


Com a proximidade do São João, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta sobre as ligações provisórias de energia das tradicionais barracas que vendem fogos de artifício, comuns em vários bairros nesta época do ano. Por se tratar da comercialização de produtos altamente explosivos, os cuidados com as instalações elétricas devem ser redobrados para evitar curtos-circuitos ou sobrecargas e, consequentemente, detonações.

A Celpe iniciou, nesta quinta-feira (8), uma operação para fiscalizar as ligações de energia desse tipo de comércio. O fornecimento regular de energia nas barracas só pode ser ligado mediante a comprovação de que o local foi previamente vistoriado pelo Corpo de Bombeiros e pela administração municipal. A condição é que as instalações elétricas devem atender aos requisitos mínimos de segurança estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A concessionária adverte ainda que os comerciantes dos pontos licenciados para venda deste tipo de material também devem dispor de extintores de pó químico seco e placas de proibido fumar. Os pedidos podem ser feitos em qualquer Loja Celpe no horário comercial com antecedência de, pelo menos, quatro dias do início da utilização da carga.

Os interessados devem apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura, além de documentos de identidade e CPF. No caso de arraias, palcos e barracas de comidas típicas também devem ser declarados os equipamentos elétricos que vão ser utilizados como aparelhagem de som, quantidade de lâmpadas e/ou refletores, refrigeradores e freezers, eletrodomésticos como liquidificadores, chapas, etc.

Ao declarar a carga a ser utilizada e o período, o cliente receberá uma fatura de consumo de acordo com a demanda e outra, referente ao serviço de vistoria, ligação e desligamento no valor de R$ 15. É importante que o solicitante observe e informe à Celpe a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.

Também será necessário que o cliente instale o padrão de entrada para receber a ligação provisória de energia e esteja disponível no momento, data e hora da ligação requerida. No ato da solicitação, ele receberá todas as orientações técnicas referentes à instalação, ressaltando a importância de aspectos como um bom aterramento e um dimensionamento adequado da carga a ser utilizada para que não haja a necessidade do uso de benjamins ou “T”s que representem sobrecarga à rede.

A Celpe avisa que não será possível o atendimento a cargas móveis como carroças, vans e caminhões. A Celpe reforça que a regularização do uso da energia nesses locais é uma medida de segurança contra acidentes e lembra que a utilização de ligações clandestinas configura furto de energia, previsto no Código Penal Brasileiro.

FONTE : FOLHA DE PERNAMBUCO

MURAL DE RECADOS