quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Igarassu: Faz doação de terreno para instalação de campus do IFPE


Foi assinado nesta quinta-feira (6) acordo em que a Prefeitura de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, cede terreno de três hectares para a construção de uma unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Localizado na BR-101 Norte, próximo ao limite com Goiana, na Mata Norte do Estado, o campus contará com salas de aula, laboratórios, setores administrativos, biblioteca e auditório, além de infraestruturas como área de convivência e estacionamentos. A previsão é de que as instalações fiquem prontas até 2015.

Após a assinatura do termo de doação, a próxima etapa será a obra de terraplenagem, que será realizada com recursos da Prefeitura de Igarassu. Em seguida, será a vez de começar a construção do prédio. De acordo com o IFPE, serão oferecidos, inicialmente, os cursos de informática para internet, logística e química.

“Este é um momento histórico e simbólico, pois representa toda uma construção que ocorre há algum tempo. Através desta assinatura, consagramos vários sonhos. Os cursos que ofereceremos transformarão pessoas, que, por sua vez, transformarão a sociedade, como ensina Paulo Freire. Certamente, os jovens de Igarassu serão cidadãos mais felizes pois poderão desfrutar do maior bem público, que é a educação”, ressaltou a reitora do IFPE, Cláudia Sansil.

FONTE: NE 10

Pronatec oferece cursos profissionalizantes em Tejucupapo

A Prefeitura de Goiana, por meio da secretaria de Políticas Sociais, abre inscrições para o Pronatec em Tejucupapo. Os cursos oferecidos serão agente de limpeza e conservação, camareira em meios de hospedagem, porteiro e vigia.
Os interessados devem ter entre 18 e 59 anos, concluído o ensino fundamental, estar inscrito no cadastramento único ou beneficiário do Bolsa Família e do benefício da prestação continuada (BPC).
Para se inscrever, é necessário levar a xerox do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e o número do NIS ao Núcleo Nassau, na próxima segunda-feira (10), a partir das 9h.
FONTE : PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIANA 

GOIANA : Inscrição para curso de cuidador de idosos do Senac encerra amanhã


As inscrições para o curso gratuito de Cuidador de Idoso, que será ministrado pelo Senac, em Goiana, se encerram amanhã (07/02) na AD Goiana. Ainda restam 21 vagas e as pessoas interessadas devem ser maiores de 18 anos, possuir o ensino fundamental completo e se dirigir à Agência, na Rua 05 de Maio nº 48, das 09h às 16h, munidas de cópias da Carteira de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e residência.
A capacitação vai preparar os cuidadores para administração de medicamentos, prevenção de acidentes domésticos, diagnósticos de dificuldades e promoção da inserção social do idoso. O curso, que tem carga horária de 200 horas e aulas à noite (18h30 às 21h), terá início no próximo dia 17/02, na Carreta do Sesc, no Sesc Ler, na Rua do Arame, s/nº, em Goiana.
Profissão em alta
De 10 anos para cá, houve um crescimento significativo de estudos e áreas de atuação voltadas para o bem estar do idoso, uma delas, é exatamente a do cuidador de idosos. A atividade é reconhecida pelo Ministério do Trabalho como ocupação e dá ao cuidador os mesmos direitos trabalhistas de um empregado doméstico.
Uma pessoa que deseja abraçar a profissão de cuidadora de idosos precisa possuir um perfil diferenciado. As agências de emprego apontam, porém, dois pré-requisitos fundamentais: paciência e conhecimento técnico. A pessoa pode ter muito amor, como no caso de membros da família do idoso, mas se não conhecer como cuidar, não vai tratar adequadamente.
Tem pessoas que possuem habilidades que podem ser lapidadas durante o curso, que vão ter seu conhecimento aprimorado com as informações repassadas.  Já outras, não possuem muitas habilidades, mas com o conhecimento adquirido no curso conseguem mesclar o que sabem e usar isso no ofício
O cuidador também precisa saber trabalhar o universo lúdico de seus pacientes ouvindo as histórias deles ou as contando, usando a criatividade e a capacidade de trocar experiências com aquele de quem cuida.
O cuidador é mais acompanhante, promove o bem-estar para o idoso, dá medicação, cuida da alimentação, da higiene, coloca a pessoa na cama, no sofá. Mas o ideal é continuar se aperfeiçoando, se desenvolver na área para conseguir outro nível de desenvolvimento profissional, como, por exemplo, se envolver na área de enfermagem.
Os cuidadores podem trabalhar tanto em clínicas e casas de repouso como nos domicílios dos idosos – nesse caso eles podem trabalhar tanto como autônomos quanto para agências que fazem a intermediação do trabalho.
FONTE : PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIANA

FELIZ ANIVERSÁRIO THAYNA


O Blog Litoral Norte nesta data tão especial deseja a Você Thayná Martins, Feliz Aniversário e que esta data possa se repertir novamente, e que Deus ilumine sempre seu caminho, e que seus sonhos e desejos possam ser realizados e concretizados e que você tenha muita saúde, paz, alegria, etc. E desejamos muitos sucessos que terás pela frente.Então para você deixo o seguinte versículo :

"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti
e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto
e te dê paz. 
Números 6:24-26

A Turma do Bug na TV sempre renovando e agora trazendo as piadas do Nereu.

Vamos curtir as piadas inéditas da Internet através do pessoal do Bug na TV.


FONTE : GOIANA TV

MURAL DE RECADOS