terça-feira, 15 de agosto de 2017

POLÍTICA : Ministério informa que fábrica de Fator VIII recombinante será construída em Pernambuco

 A decisão se deu após reunião, hoje, entre Ricardo Barros e os ministros pernambucanos, por orientação do presidente Michel Temer

Ministros pernambucanos se reuniram com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar da questão da Hemobrás

Ministros pernambucanos se reuniram com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar da questão da Hemobrás Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

A reunião da bancada pernambucana com o ministro Ricardo Barros, marcada para as 18h desta terça-feira (15), ainda está de pé, mas o chefe de gabinete do titular da Saúde encaminhou, há pouco tempo, uma nota ao deputado federal João Fernando Coutinho (PSB), na qual anuncia que o Ministério da Saúde fará negociações com os investidores detentores de tecnologia para iniciar a construção de uma fábrica de Fator VIII recombinante, no complexo de Goiana, em Pernambuco.

A decisão se deu após reunião, hoje, entre Barros e os ministros pernambucanos, como a coluna cantou a pedra, no sábado, que ocorreria. O encontro se deu por orientação do presidente Michel Temer. O comunicado de Barros representa um recuo na intenção dele de construir uma fábrica de hemoderivados em Maringá (PR), seu reduto eleitoral, o que poderia significar um desmonte da Hemobrás e provocou intensa mobilização da bancada pernambucana.

Leia também:
MPE faz recomendações sobre a Hemobrás à PresidênciaHemobrás: para procurador, ministério prejudica contrato

Segue a nota na íntegra abaixo: 
Pernambuco terá fábrica de Fator VIII recombinante

Por orientação do presidente da República, Michel Temer, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, reuniu-se, nesta terça-feira (15), em Brasília (DF), com os ministros pernambucanos do Governo Federal: Mendonça Filho (Educação), Bruno Araújo (Cidades), Fernando Coelho Filho (Minas e Energia) e Raul Jungmann (Defesa) para tratar do projeto da Hemobrás. Após o encontro, o Ministério da Saúde anunciou que fará negociações com os investidores detentores de tecnologia para iniciar a construção de uma fábrica de Fator VIII recombinante, no complexo de Goiana, em Pernambuco.

Após a notificação do Ministério da Saúde, a empresa Shire aumentou a proposta de investimento anteriormente apresentada a Hemobrás, em Pernambuco, de US$ 30 milhões para US$ 300 milhões para construir uma fábrica de Fator VIII recombinante, no complexo de Goiana (PE).

A construção da fábrica era uma obrigação não cumprida pela Hemobrás. Em função das negociações iniciadas pelo Ministério da Saúde, a empresa Shire apresentou nova proposta, com novos investimentos privados. Em razão da crise fiscal do país, a busca do Ministério da Saúde é realizar investimentos sem novos recursos públicos para esta finalidade, arcando somente com a compra centralizada de hemoderivados.

Provocada pela proposta da Octapharma para a construção de fábrica no Brasil, a empresa Shire se manifestou interessada em realizar investimentos e manter a Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com a Hemobrás.

A conclusão de fábrica para fracionamento de plasma humano, que está inacabada no complexo de Goiana (PE) e que também requer investimento privado, será objeto de outra negociação, uma vez que não está contemplada na proposta da Shire.

Ministros pernambucanos se reuniram com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar da questão da Hemobrás 

O ministro Ricardo Barros diz que saúde e educação não terão redução de recursos

 


 FONTE : FOLHA POLÍTICA






MURAL DE RECADOS