sábado, 17 de dezembro de 2016

TURISMO : Sobre Igarassu

Cidade de Igarassu

Igarassu é uma cidade do estado brasileiro Pernambuco. Situado no litoral, faz parte da Região Metropolitana do Recife. Administrativamente é formado pelos distritos sede, Distrito de Nova Cruz e Distrito de Três Ladeiras.
História
O local onde hoje fica o município de Igarassu era habitado por índios Caetés. Porém, em 1535, o donatário Duarte Coelho desembarcou no local para tomar posse de sua capitania, doada pela Coroa Portuguesa, travando um combate com os índios no local onde hoje está erguida a igreja dos Santos Cosme e Damião. Por ordem de Duarte Coelho, foi instalado um marco de pedra, servindo de ponto divisório entre as capitania de Pernambuco e capitania de Itamaracá, dando início ao processo de colonização da região. Por volta de 1564, foi elevado à categoria de Vila. O nome Igarassu é de origem tupi e significa "canoa grande" ou "navio". O município foi um dos primeiros núcleos de povoamento português no Brasil.
cidade Igarassu localiza-se no litoral norte da região metropolitana de Recife e possui um dos patrimônios mais invejáveis e expressivos da arquitetura de cunho civil e religioso do Brasil. Lá, se encontra a mais antiga igreja em funcionamento do país (1535): a de São Cosme e Damião, a quem é atribuído vários milagres, sendo notório o de 1685. Na ocasião, quando as cidades de Recife, Olinda, Itamaracá e Goiana foram assoladas pela febre amarela, Igarassu escapou ilesa da praga.
O passado de Igarassu é marcado pela sua participação em lutas libertárias, como a Revolução Praieira, quando as tropas do coronel Manuel Pereira de Morais ficaram instaladas no Convento de Santo Antônio, construído em 1588 pelos Franciscanos. Hoje, no local, funciona o Museu Pinacoteca, que guarda um dos acervos mais representativos da pintura da fase colonial brasileira.
Turismo
Sítio Histórico de Igarassu
O Sítio Histórico de Igarassu tem uma área de aproximadamente meio quilômetro quadrado(396.202 m²). É um dos conjuntos arquitetônicos civil e religioso mais antigos e mais bem conservado do Estado de Pernambuco, lugar onde encontram-se os monumentos mais importantes da cidade. Há Museus e Igrejas no seu Centro Histórico, assim como um interessante Casario. O conjunto histórico do nucleamento da cidade foi tombado pelo IPHAN. Merece destaque a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião(ainda está em pé está neste local), a Igreja católica mais antiga do Brasil. Igarassu possui um dos mais antigos Instituto Histórico e geográfico do Brasil, com 59 anos de atividade. atualmente presidido, pelo Sr. Valbério Pereira Cavalcanti.

Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião
A Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião foi construída mediante ordem do Capitão Afonso Gonçalves no ano de 1535 e é a Igreja católica mais antiga de todo o país. Está localizada no Sítio Histórico de Igarassu, e está dedicada aos padroeiros da cidade. Todos os anos no dia 27 de setembro realiza-se nas suas imediações a Festa de Santos Cosme e Damião, considerada uma das festas populares mais antigas do Brasil. No ano de 1951 foi declarada Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

Convento do Sagrado Coração de Jesus
O Convento do Sagrado Coração de Jesus está localizado no Sítio Histórico de Igarassu, Largo dos Santos Cosme e Damião, perto da Igreja Matriz. É um convento de estilo barroco que destaca pelas cinco belas janelas do andar superior de sua Igreja, cujo interior encontram-se guardadas quatro belas imagens de tamanho natural.

Museu Histórico de Igarassu
O Museu Histórico de Igarassu está localizado no interior de três belas casas do século XVIII situadas no Largo dos Santos Cosme e Damião, entre a Igreja Matriz e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Foi fundado no ano de 1954 e no seu interior se expõem várias coleções de restos arqueológicos, arte sacra, móveis, selos e documentos, entre outras coisas, que nos ensinam um pouco da história deste município.

Casa de Câmara e Cadeia
A Casa de Câmara e Cadeia de Igarassu foi construída a meados do século XVIII e foi a de maiores dimensões até a construção no século XIX da Casa de Detenção do Recife. Está localizada no Sítio Histórico, Outeiro do Largo dos Santos Cosme e Damião.

Marco de Pedra
O Marco de Pedra é um monumento formado por uma estrutura quadrangular, sobre a qual está situada uma coluna cilíndrica decorada com o escudo das quinas. Era o ponto que delimitava nas suas origens as capitanias de Pernambuco e Itamaracá.

Convento de Santo Antônio
O Convento de Santo Antônio foi construído a finais do século XVI, Terceiro convento construído no Brasil pelos padres franciscanos. Situado à Rua Marechal Hermes da Fonseca, em estilo barroco que no século XVII foi ampliado e transformado na Escola de Noviços e mais tarde no ano de 1848, durante a Revolução Praieira, foi utilizado como quartel-general pelas tropas revolucionárias. Destaca-se a cúpula de sua Igreja e sua sacristia decorada com belos azulejos. Atualmente é a sede do Museu Pinacoteca de Igarassu.

Museu Pinacoteca de Igarassu
O Museu Pinacoteca de Igarassu está localizado na Rua Barbosa Lima, no Convento de Santo Antônio. Foi inaugurado no ano de 1957 e no seu interior está uma das mais importantes coleções da América Latina, composta de 24 quadros e painéis dos séculos XVII e XVIII, destacando os que pertencem à Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, que nos mostram os momentos históricos mais importantes do Estado de Pernambuco.

Capela de Nossa Senhora do Livramento
A Capela de Nossa Senhora do Livramento está situada ao lado da Prefeitura Municipal, Praça da Bandeira. Possui uma só cúpula em estilo barroco, construída no século XVIII pelos habitantes da Vila de Igarassu.

Capela de São Sebastião
A Capela de São Sebastião está localizada no Largo de São Sebastião, Sítio Histórico de Igarassu. Em estilo barroco com influência maneirista, construído no século XVIII é muito parecida com a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião. Destaca-se sua única torre campanário situada a um dos lados da sua fachada principal.

Refúgio Ecológico Charles Darwin
O Refúgio Charles Darwin é uma instituição particular localizada em Igarassu com mais de 40 anos. Tem uma extensão de 60 hectares e está situado no interior de uma reserva de mata atlântica, a 8 km do Sítio Histórico. Sua principal função é a de realizar um trabalho de educação ambiental e conservação da natureza. No decorrer de todo o ano é visitada por numerosas escolas e universidades que, acompanhados de monitores especializados, recebem informações sobre a flora e fauna da região e a importância da conservação da Mata Atlântica.


POLÍTICA : Justiça eleitoral reprova contas de Geraldo Julio

Juiz da 6ª Zona Eleitoral deu o veredito. PSB soltou nota e diz que vai recorrer da decisão
O prefeito mostrou tranquilidade e disse que tem convicção na aprovação
O prefeito mostrou tranquilidade e disse que tem convicção na aprovaçãoFoto: Arthur Mota // Arquivo Folha

O prefeito reeleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), teve as suas contas de campanha reprovadas, ontem, pela Justiça Eleitoral. Segundo decisão proferida pelo juiz da 6ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Dario Rodrigues Leite de Oliveira, durante a prestação de contas, foram observadas “irregularidades” em contratos com várias empresas.
No despacho, o magistrado também ordenou o pagamento de R$ 1,37 milhão junto ao Tesouro Nacional referente ao Fundo Partidário. Apesar da decisão, o gestor continua apto a se diplomar na próxima segunda-feira e poderá recorrer.
Imediatamente após o comunicado, o PSB, por meio de nota, avisou que vai apelar da decisão. E que não houve qualquer irregularidade. "A coordenação da cam­panha que reelegeu o prefeito do Recife, Geraldo Julio, informa que todas as despesas efetuadas durante o período eleitoral estão comprovadas e não houve qualquer irregularidade nas contas da campanha. Diante da decisão em primeira instância do juiz da 6ª Zona Eleitoral, proferida nesta sexta-feira (ontem), a coordenação jurídica informa que irá apresentar recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, confiante na regularidade que guiou todos os atos da campanha eleitoral", diz o documento. A ação deve ser impetrada na segunda.
Tranquilo
Ontem, após a notícia, o prefeito se mostrou tranquilo. "O nosso jurídico vai apresentar o recurso e o Tribunal vai fazer o julgamento e, certamente, esclarecer e aprovar as contas", minimizou.
O departamento jurídico da campanha também reagiu. "Repudiamos com veemência essa decisão. Temos certeza que a prestação deveria ter sido aprovada sem ressalvas. 

Essa prestação foi feita dentro do que a legislação exige. Foram contratadas empresas conhecidas no mercado. Emitiram notas fiscais. Não há dúvida que o serviço foi prestado, que são conhecidas no mercado e que o dinheiro circulou do fundo para a campanha e da campanha para os fornecedores”, disse o advogado Carlos Neves, garantindo que entrará com recurso na segunda-feira.
MPE
No entanto, há também a possibilidade do Ministério Público Eleitoral ingressar com uma ação. "As contas rejeitadas por si só não o impedem de se diplomar. Agora, a partir dessa desaprovação, cópia do processo pode ser encaminhada para o MPE, que pode, eventualmente, ingressar com uma ação de investigação eleitoral. Se ela prosperar, ele pode ter o diploma cassado e se tornar inelegível", explicou o coordenador da prestação de contas do TRE, Marcos Andrade.
Segundo o despacho, os problemas envolvem a realização de despesas utilizando recursos do Fundo Partidário. Citada nos autos, a R.Maria Ribeiro, por exemplo, é apontada como locatária de 75 veículos para a campanha no valor de R$ 75 mil e prestação de serviço de motorista. Ela, entretanto, não funciona no local . A empresa de locação de equipamento de produção de vídeo Bola de Gude também é citada como inapta a desenvolver operacionalmente os serviços. Outras quatro empresas são mencionadas. A reportagem não conseguiu o contato com as empresas mencionadas.
 FONTE : FOLHA DE PERNAMBUCO

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

MURAL DE RECADOS