sexta-feira, 28 de março de 2014

Turismo Social : Sesc Ler Goiana promove excursão para o espetáculo Da Paixão De Cristo


GOIANA : Prefeitura inaugura mais uma Academia da Cidade


Foi inaugurado nesta quinta-feira (27) mais um espaço da Academia da Saúde, em Goiana, dessa vez, na comunidade da Bela Vista. O novo pólo, que funciona na quadra coberta do EREMAG, enquanto a Praça da Vila Castelo Branco passa por reforma, conta com profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que desenvolvem práticas corporais, orientação de atividade física, promoção de ações de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, além de práticas artísticas e culturais.
A Academia da Saúde da Bela Vista, tem por referência a Unidade de Saúde da Família daquela comunidade, mas está aberta a pessoas de outros bairros da cidade.
Segundo Paulo Morais, educador físico do NASF e responsável pela Academia da Saúde, “a promoção da saúde é um dos principais objetivos da Secretaria de Saúde de Goiana. E através de ações como esta, é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas, evitando assim, o surgimento de doenças e agravos”.
Outros pólos da Academia da Saúde já funcionam em várias partes da Sede e Distritos. Na Praça de Povoação de São Lourenço, nas praias de Atapuz, Ponta de Pedras e Catuama, além da Praça Duque de Caxias e do Baldo do Rio, a equipe do NASF realiza atividades periodicamente.
Na próxima terça-feira (1), a partir das 6h da manhã, será a vez da entrega à população da Academia da Saúde da Estrada de Cima.
Veja aqui os horários de funcionamento das academias da cidade:
Sede:
Duque de Caxias: Quintas às 6h.
Balde do Rio: Terças às 6h.
Bom Jesus: Segundas ás 17h.
Bela Vista: Quinta às 6h.
Estrada de Cima: Inauguração na próxima terça às 6h.
Distritos:
São Lourenço: Terças às 17h.
Atapuz: Quintas às 17h.
Ponta de Pedras: Quinta às 6h.
Carne de Vaca: Quinta às 6h.

Fonte : Prefeitura Municipal De Goiana




ATAPUZ

DUQUE DE CAXIAS

PRAÇA SÃO LOURENÇO

GOIANA : Últimas vagas para o curso de reparador de circuitos eletrônicos


O Senai informa que ainda estão disponíveis 11 vagas para o curso de Reparador de Circuitos Eletrônicos em Goiana, destinado a candidatos que tenham idade mínima de 16 anos e o ensino fundamental completo.
As inscrições podem ser feitas na Rua Manoel Carlos de Mendonça, s/nº, no centro de Goiana (junto à Quadra Municipal de Esportes), onde anteriormente funcionou o Departamento de Esportes do município, das 08h às 17h. No momento da inscrição os candidatos devem estar munidos de cópias de RG, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.
Vale lembrar que aulas acontecerão no mesmo endereço onde estão sendo realizadas as inscrições, no prédio que foi cedido pela Prefeitura ao Senai em mais uma ação visando promover a capacitação de goianenses para o mercado de trabalho do polo industrial de Goiana.
Fonte : Assecom-AD Goiana

GOIANA : Coordenadoria da Mulher homenageia goianenses

A Prefeitura Municipal de Goiana, por meio da Coordenadoria da Mulher, irá realizar nesta sexta (28) e sábado (29) um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que foi comemorado no último dia 8. O primeiro evento acontece no Cine-Theatro Polytheama às 8h desta sexta-feira. Já no sábado, a festa será em Ponta de Pedras.
A programação conta com palestra da delegada da 8º Delegacia da Mulher em Goiana, Ana Carolina, que irá abordar os índices de violências contra a mulher praticados no município, apresentações dos grupos do CREAS e do Centro de Convivência do Idoso, sorteio de brindes e a presença do prefeito Fred Gadelha que irá homenagear as goianenses.
Fonte : Prefeitura Municipal De Goiana

LAGOA DE ITAENGA : MPF ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito de Lagoa do Carro


O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco ajuizou ação de improbidade administrativa contra Antônio Carlos Guerra Barreto, ex-prefeito de Lagoa do Carro, a 60 km do Recife, em virtude da prática de irregularidades na aplicação de recursos federais repassados ao município pelo Ministério da Saúde em 2008.
De acordo com a procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar, a Controladoria-Geral da União (CGU) constatou irregularidades na gestão de recursos federais destinados à execução do Programa de Atenção Básica em Saúde, Programa de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos e Programa de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças e Agravos.
Conforme a petição do MPF, o ex-gestor municipal, conhecido como Tota Barreto, teria frustrado a licitude de quatro procedimentos licitatórios destinados à aquisição de material médico-hospitalar e de medicamentos. As irregularidades referem-se ao fracionamento indevido de despesa, o que permitiu a adoção de modalidade licitatória menos rigorosa que a determinada pela lei, causando aos cofres públicos prejuízo com contratações no montante total de R$ 293.966,95.
O MPF também aponta que Tota Barreto foi responsável pela inexecução de convênio firmado com o Ministério da Saúde em 2008 para a aquisição de material permanente e equipamentos para o fortalecimento do SUS, o que gerou prejuízo de R$ 282.828,09.
Consta na ação, ainda, que a Prefeitura de Lagoa do Carro não apresentou toda a documentação contábil e de despesas em 2008, impondo obstáculos à CGU e aos tribunais de contas quanto à fiscalização da aplicação dos recursos recebidos.
Caso a Justiça Federal acate o pedido do MPF, o ex-prefeito poderá ser condenado ao ressarcimento integral do dano, à perda da função pública, à suspensão dos direitos políticos por até oito anos, ao pagamento de multa civil e à proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos.
Processo nº 0013319-34.2013.4.05.8300 – 9º Vara Federal em Pernambuco

Fonte : Assessoria De Comunicação Da Procuradoria Da República Em Pernambuco (MPF/PE)

MURAL DE RECADOS