terça-feira, 1 de abril de 2014

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em Goiana


Entre hoje (1) e amanhã (2), a Secretaria de Educação e Inovação de Goiana realiza atividades para homenagear o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Nesta tarde, alunos da Escola Cônego Fernando Passos montaram uma blitz informativa, na Avenida Nunes Machado, com o intuito de informar à população sobre o autismo, distúrbio que afeta 70 milhões de pessoas em todo o mundo.
Já nesta quarta-feira (02), haverá uma palestra de conscientização sobre o Autismo na Escola Municipal Iracema Nogueira, no Mutirão, às 10h e 14h30, e uma blitz informativa com alunos da Escola Municipal Major Gadelha, na Avenida André Vidal de Negreiros, às 8h e 15h. Por fim, alunos e professores de diversas escolas participarão da Caminhada Azul, que sairá da Escola Dr. Manoel Borba com destino a Praça da Bandeira, às 15h.
Conscientização - A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2007, com o objetivo de conscientizar sobre o transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo), que, segundo a própria organização, é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a cada 110 crianças, uma tem autismo. A cor azul simboliza o distúrbio porque meninos são quatro vezes mais afetados que meninas.







Fonte : Prefeitura Municipal De Goiana 

Aulas do Senai voltadas para setor industrial tem início em Goiana


Expectativa e esperança em dias melhores marcaram a aula inaugural dos novos cursos oferecidos pelo Senai-PE em Goiana, que ocorreu na manhã desta terça-feira (01/04), nas salas de aula montadas pela instituição na Rua Manoel Carlos de Mendonça (junto à Quadra Municipal de Esportes), no imóvel onde por anos funcionou o Departamento de Esportes do município, cedido pela Prefeitura para tal finalidade.
A ação é uma iniciativa integrada da Prefeitura de Goiana com a AD Goiana e as secretarias municipais de Políticas Sociais e Desportos, de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Na ocasião, o prefeito de Goiana, Fred Gadelha, deu as boas vindas aos alunos e desejou êxito na busca pela capacitação profissional para trabalharem no complexo industrial que se instala na cidade. “O município está fazendo a sua parte junto com instituições como o Senai para qualificar os goianenses. Desejo que todos aproveitem essas oportunidades que estão sendo ofertadas pela nossa gestão, a que mais qualifica hoje em Pernambuco”, afirmou o prefeito aplaudido pelos presentes.
“É ótima essa parceria da Prefeitura de Goiana e o Senai, pois a população estava precisando desta qualificação profissional para ocupar as vagas de emprego que surgem com todo esse desenvolvimento industrial no município”, disse Djane Aparecida, aluna do curso de Instrumentação de Automação Industrial.

Fonte : Assecom-AD Goiana / Fotos: Thyago Passos
       


                                               









No total 240 alunos estão sendo qualificados pelo Senai para o mercado de trabalho, em especial o polo automotivo de Goiana.
Prestigiaram o início dos cursos também a presidente da AD Goiana, Micheli Barreto, além dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Carlos Botelho, e de Educação, Horácio Reis.

GOIANA : Semana de Saúde nas Escolas começa próximo dia 7

Começa no próximo dia 7 de abril, em todo o Brasil, a Semana de Saúde nas Escolas, que este ano traz o tema “Práticas Corporais, Atividade Física e Lazer: Uma perspectiva de cultura de paz e direitos humanos”. O Programa Saúde nas Escolas (PSE), da Secretaria de Saúde de Goiana, em parceria com a Secretaria de Educação, irá desenvolver atividades ligadas à temática em todas as escolas do município.
Segundo Tiago Souza, coordenador do PSE, a Semana de Saúde nas Escolas será mais uma ação em que os alunos da rede municipal terão momentos de promoção da saúde com o direcionamento voltado a cultura de paz e combate à violência nas escolas.
O Programa Saúde nas Escolas realiza atividades durante todo o ano nas instituições escolares, seguindo seu cronograma atual A Semana de Saúde, este ano, vai até o dia 11 de abril.
Fonte : Prefeitura Municipal De Goiana

MURAL DE RECADOS