quinta-feira, 20 de março de 2014

GOIANA : Projeto Teia Sustentável é Lançado na AD Goiana


A Prefeitura de Goiana, por meio da Agência de Desenvolvimento, em uma ação integrada com a Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Meio Ambiente e o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Goiana, lançou, na manhã da última terça-feira (18/03), no auditório da AD Goiana, o Programa Teia Sustentável, que tem como finalidade apoiar o processo de desenvolvimento local sustentável das comunidades rurais e pesqueiras no município, considerando suas potencialidades, a partir do fortalecimento das organizações comunitárias, com foco também no avigoramento dos Arranjos Produtivos Locais- APL’s.
O lançamento contou com as presenças do prefeito de Goiana, Fred Gadelha; da presidente da AD Goiana, Micheli Barreto; dos secretários municipais de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Ivo Câmara, e de Políticas Sociais, Ricardo Torres; de Felício Martinho, representante do Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA; do secretário executivo de Agricultura Familiar de Pernambuco, José Cláudio; de Francisco Aves do Prorural; das coordenadoras de Economia Criativa (PE), Patrícia Reis e Nena Carvalho; do representante do Banco do Nordeste, Adriano Gonçalves; além de representantes das entidades assistidas pelo projeto, comunidades rurais e colônias de pescadores.
Durante o encontro, ficou acordado que cinco comunidades farão parte do projeto piloto que visa capacitá-las a captar recursos de forma independente. As escolhidas foram: Associação Quilombola da Povoação de São Lourenço, assentamentos Ubu e Mussumbu, Associação das Marisqueiras da Povoação de São Lourenço e Colônia de Pescadores do Baldo do Rio.
O prefeito Fred Gadelha afirmou que o projeto é um divisor de águas na luta da sustentabilidade rural. “Essa iniciativa é importante pois traz a população ao debate e construção de políticas públicas para a questão da agricultura familiar”.
Logo após, os participantes assistiram à apresentação do projeto e receberam informações das ações já desencadeadas, como o apoio dado às organizações comunitárias, que resultou na habilitação de quatro associações para projeto de abastecimento d’água que beneficiará 400 famílias na comunidade de São Lourenço e projeto de uma barragem para o Assentamento Florestan Fernandes, no Engenho Mussumbu.

FONTE : Assecom-AD Goiana


















GOIANA : Concurso de Pôster 2014 – Edições do primeiro semestre do Festival Pernambuco Nação Cultural


O Concurso de PÔSTER Festival Pernambuco Nação Cultural – FPNC, criado no ano de 2013, com 09 edições realizadas, 09 premiações e 09 pôsteres vencedores circulando pelo Estado, foi um grande instrumento para a valorização da produção visual pernambucana.
O concurso visa fomentar a produção visual em todas as macrorregiões do Estado. Em 2013, foram nove pôsteres vencedores: Ludicidades, de Ayodê França, ilustrou o festival da Mata Norte; Sambada Universal, de Daniel Araújo, foi a imagem do festival etapa Sertão do Moxotó; O Rock do Velho Mestre, de Raul Melo Alves de Souza, foi para a edição de Caruaru; Triumpho, de Manoel Quitério, virou identidade visual da edição de Triunfo; Caipora em Renda, de Jaíne Cintra, foi a cara do festival de Pesqueira;Valsa das Dálias e Pé de Fulô  no Alto da Serra, de Gi Vatroi, ilustraram respectivamente os festivais de Taquaritinga do Norte e Gravatá; e Uma Terra Vestida de Sol e Alvorada Nordestina, foram os cartazes de Kellen Linck para as etapas do Sertão Central e Exu.
Poderão participar do concurso designers gráficos, ilustradores, artistas visuais, publicitários,
estudantes e profissionais das áreas afins.

Clique no link abaixo para baixar o edital e demais arquivos necessários para a confecção do Pôster:

Sobre o festival:
O Festival Pernambuco Nação Cultural é o momento de materialização das políticas públicas de cultura desenvolvidas pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE. O ciclo de ações culturais foi criado em 2008 e, desde 2011, incorporou um formato descentralizado, que busca levar Cultura a cada vez mais cidades, de todas as regiões do Estado.
Shows, espetáculos de teatro e dança, mostras de cinema, encontros de cultura popular, debates literários, exposições de fotografia e design, apresentações circenses, além de oficinas e seminários integraram as 10 edições do FPNC realizadas só em 2012. Em 2013, foram realizadas mais de 460 ações em nove festivais, passando pelas cidades polos: Goiana, Arcoverde, Caruaru, São José do Belmonte.
Um festival totalmente gratuito, que respeita e promove as expressões culturais de cada localidade, que estimula a continuidade das tradições e o surgimento de novas expressões artísticas. Promovendo uma maior circulação de artistas locais e nacionais, ajudando na formação cultural dos diferentes públicos, estimulando o turismo, movimentando a economia e garantindo ainda mais visibilidade à rica diversidade cultural pernambucana.

CONCURSO DE PÔSTER 2014 – ETAPA 1
MATA NORTE – GOIANA
13/03/2014 – Publicação no Diário Oficial
13/03/2014 a 22/03/2014 – Inscrições
24 /03/2014 – Análise da Comissão Julgadora dos trabalhos enviados
26/03/2014 – Divulgação e publicação dos selecionados no Diário Oficial
SERTÃO DO MOXOTÓ (ARCOVERDE)
13/03/2014 – Publicação no Diário Oficial
13/03/2014 a 31/03/2014 – Inscrições
02/04/2014 – Análise da Comissão Julgadora dos trabalhos enviados
04/04/2014 – Divulgação e publicação dos selecionados no Diário Oficial
CARUARU
13/03/2014 – Publicação no Diário Oficial

13/03/2014 a 07/04/2014 – Inscrições
09/04/2014 – Análise da Comissão Julgadora dos trabalhos enviados

10/04/2014 – Divulgação e publicação dos selecionados no Diário Oficial
SERTÃO CENTRAL (SÃO JOSÉ DO BELMONTE)
13/03/2014 – Publicação no Diário Oficial
13/03/2014 a 14/04/2014 – Inscrições
16/04/2014 – Análise da Comissão Julgadora dos trabalhos enviados
17/04/2014 – Divulgação e publicação dos selecionados no Diário Oficial
INFORMAÇÕES:
Esclarecimentos e informações aos interessados serão prestados pela Assessoria de Design e Moda na sede da Fundarpe, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelos telefones (81) 3184-3184/ 3184-3072 e pelo e-mail: design.moda.secultpe@gmail.com.
 FONTE : PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIANA

Senai abre 240 vagas de cursos gratuitos em Goiana


A Prefeitura de Goiana, por meio da AD Goiana e em parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, informa que estão abertas as inscrições para 240 vagas de cursos gratuitos do Programa Novos Talentos, de qualificação e aperfeiçoamento na área da indústria, vagas destinadas para jovens e adultos em Goiana, que deverão ter idade a partir de 18 anos e possuir o Ensino Fundamental Completo.
As inscrições iniciaram na última segunda-feira (17/03) e vão até a próxima sexta-feira (21/03), pelo site www.stqe.pe.gov.br, em Goiana e no distrito de Tejucupapo, sendo que nesta última comunidade terminam um dia antes (20/03).
São 160 vagas para Goiana (sede) dos seguintes cursos: Mantenedor de Sistema Integração de Automação Industrial (40 vagas – manhã e tarde), Instrumentista Industrial (40 – manhã e tarde), Operador de Processos Logísticos (40 – manhã e tarde) e Reparador de Circuitos Eletrônicos (40 – apenas pela manhã). Para Tejucupapo estão disponíveis 80 vagas assim distribuídas: Pedreiro de Alvenaria (40 – manhã e tarde) e Eletricista Instalador Predial (40 – manhã e tarde).
Os cursos têm carga horária de 200h a 590h e serão ministrados pelo Senai-PE. Em Goiana as aulas serão realizadas na Rua Manoel Carlos de Mendonça, s/nº, Centro (ao lado da Quadra Municipal de Esportes), onde anteriormente funcionou o Departamento de Esportes do município. O espaço foi cedido pela Prefeitura para o Senai montar as salas de aula e laboratórios. Em Tejucupapo as atividades acontecerão no Núcleo Social Nassau, situado às margens da Rodovia PE-49, naquele distrito de Goiana.
As matrículas serão efetuadas nos mesmos locais onde ocorrerão as aulas, em Tejucupapo no dia 21/03, com o início das atividades previsto para o dia 24/03; em Goiana no dia 24/03 e as aulas previstas para iniciar em 01/04.
FONTE : Assecom-AD Goiana

ALERTA : Procon Carioca suspende a venda a leite Elegê em toda a cidade



  • 1.Órgão interditou quatro mil litros em suspermercados até que a fabricante BRF apresente explicações, diz entidade;
  • 2.Medida preventiva foi adotada após denúncias de que produto estaria impróprio para o consumo, com sabor amargo e aparência fora do padrão.



  •  Fiscais do Procon Carioca interditam caixas do leite Elegê em supermercado do Centro do Rio sob a coordenação da secretária Solange Amaral Divulgação




    RIO - Fiscais da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, responsável pelo Procon Carioca, interditaram quatro mil caixas de 1 litro do leite Elegê dos tipos integral, desnatado e semidesnatado em três supermercados do Centro e zona Norte do municipio. O órgão tem recebido denúncias de que o produto está impróprio para consumo, apresentando gosto amargo e aparência fora do padrão, conforme antecipou na noite desta quarta-feira a Defesa do Consumidor do GLOBO.
    A medida é preventiva e baseada no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que trata da responsabilidade dos fabricantes e fornecedores quanto a produtos que ofereçam risco à saúde e segurança da população.
    Segundo a secretária Solange Amaral, os comerciantes estão atendendo sem problemas à determinação do Procon Carioca, retirando das prateleiras e colocando em uma área reservado do depósito todas as caixas de Elegê. A venda da mercadoria ficará proibida no comércio carioca até que a BRF, dona da marca Elegê, se pronuncie oficialmente sobre o assunto.
    - Isso é crime. A empresa precisa excplicar o que está acontecendo. Pessoas estão contando que o leite está estragado, com sabor amargo. Em alguns casos, dentro da caixa nem há leite, apenas um líquido semelhante a soro. Os comerciantes não podetão vender o leite Elegê até que se saiba o que ocorreu - disse Solange.
    Ontem à noite, após ser informada pelo GLOBO a respeito das queixas recebidas pelo Procon Carioca, a BRF informou que "já identificou a questão e avisa que não se trata de contaminação química". A empresa diz que providências estão em andamento para sanar o problema.



    Fonte : Jornal O Globo

    CONDADO : Rejeitada a prestação de contas do Fundo Previdenciário referente a 2012


    A Primeira Câmara do TCE julgou irregular na última quinta-feira, pela unanimidade dos seus membros, a prestação de contas do Fundo Previdenciário do Município de Condado relativa ao exercício financeiro de 2012, cujos responsáveis foram o prefeito José Edberto Tavares de Quental e a diretora do Funprecon, Roberta Maria Resende de Almeida Gomes.

    O relator do processo foi o conselheiro Carlos Porto, que teve o seu voto acompanhado pelos conselheiros Ranilson Ramos (presidente da Câmara), João Campos e Ricardo Rios (conselheiro substituto). A procuradora Germana Laureano representou o Ministério Público de Contas na sessão.

    De acordo com o relatório de auditoria, as principais irregularidades detectadas pela equipe técnica foram a ausência de cobrança das contribuições retidas dos servidores e não repassadas ao Fundo Previdenciário, bem como o erro de cálculo no parcelamento de dívidas, que não incluiu os débitos remanescentes das contribuições retidas dos servidores, mas apenas, e só parcialmente, a parte referente às contribuições patronais.

    Por essas razões, o relator aplicou uma multa aos responsáveis, com base em sua Lei Orgânica, a qual deverá ser recolhida, no prazo de 15 dias do trânsito em julgado desta decisão, ao Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do TCE.

    Fonte: Giromatanorte

    MURAL DE RECADOS