sábado, 12 de março de 2016

SAÚDE : Goiana é mencionada pelo jornal britânico Daily Mail

12552995_647316395400520_5741998231317123905_n

Sobre a reportagem feita pelo Daily mail, jornal Britânico, na sua versão digital, quando se refere a nossa cidade através de adjetivos como “empobrecida” e “imunda” gostaríamos de chamar a atenção sobre alguns dados e informações explanados por ele e que necessitam de uma apreciação criteriosa.
Não é uma exclusividade de Goiana os problemas ambientais, tais como acúmulo de lixo em determinados pontos, valas e esgotos, entre outros fatores que contribuem com a proliferação do vetor de doenças como a Dengue, o Zika Vírus e a Chikungunya. Contudo, a ótica dada à situação foi simplesmente política e é exatamente isso que deve ser desmistificado.
Em primeiro lugar, vamos expor dados que de imediato saltam muito aos olhos de qualquer um, como terem falado que cerca da metade da nossa população (40 mil pessoas) contraiu o Zika Vírus. De acordo com os dados oficiais da Vigilância em Saúde, em 2015 foram registrados e notificados 4.356 casos notificados de dengue e 78 de Chikungunya. Até o mês de fevereiro de 2016, os números eram de 1.661 casos notificados de dengue, com 1 possível óbito em investigação, 30 casos suspeitos de microcefalia, sendo 1 caso confirmado e 1 óbito de recém-nascido. Não somos a cidade com maior incidência de microcefalia no mundo, como falado na reportagem (este título é ostentado por outro município, até próximo do nosso, mas não pertence a Goiana).
Que a situação frente a esta ameaça à saúde de todos é digna de preocupação, isso é fato. E a Prefeitura de Goiana está realizando inúmeras ações com o objetivo de combater e conscientizar a população sobre os cuidados domésticos, que são uma parte fundamental nesta guerra, haja vista que de acordo com dados estatísticos do Ministério da Saúde, cerca de 90% dos focos do mosquito são domésticos. Os problemas que envolvem a maioria dos municípios da Mata Norte são resultado de uma série de fatores, como má distribuição de renda, falta de saneamento básico, omissão do Estado na responsabilidade com a média e alta complexidade (estrutura dos hospitais), problemas estes arrastados ao longo de muitos anos. Estamos tentando melhorar e isso demanda tempo. Como dito em todas as matérias em que tratamos do combate ao Zika Vírus antes, a batalha não é apenas do poder público, mas de toda a comunidade. Os cuidados preventivos são do conhecimento de todos e é essencial a participação efetiva da comunidade nessa batalha. Por isso, receba os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias em sua casa. Explique a eles seus sintomas, tire dúvidas e denunciem possíveis focos do mosquito. Precisamos vencer esta guerra juntos! Nós não somos o epicentro da doença no Brasil. E, juntos, mostraremos ao mundo, que somos mais fortes que um mosquito.
FONTE : PREFEITURA DE GOIANA/PE

POLÍTICA : ACERVO - PF encontra sala-cofre com joias, medalhas e obras de arte de Lula

A sala-cofre no BB na Rua Líbero Badaró foi encontrada pela PF casualmente durante buscas na casa de Lula / Foto: AFP
A sala-cofre no BB na Rua Líbero Badaró foi encontrada pela PF casualmente durante buscas na casa de LulaFoto: AFP

A Polícia Federal achou uma sala-cofre em uma agência central do Banco do Brasil, em São Paulo, que guarda muitos bens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O acervo está acondicionado em 23 caixas lacradas no BB desde janeiro de 2011 - são 133 peças, inclusive joias e obras de arte recebidas pelo ex-presidente de chefes de Estado. A descoberta foi comunicada pela PF ao juiz federal Sérgio Moro por meio de relatório que inclui fotos do local onde estão os itens.



A sala-cofre no Banco do Brasil na Rua Líbero Badaró foi encontrada pela PF casualmente durante buscas realizadas na residência de Lula, em São Bernardo do Campo, na sexta-feira, 4 - dia em que o ex-presidente foi conduzido coercitivamente pela PF para depor no inquérito da Operação Lava Jato. Os agentes acharam o documento "Termo de Transferência de Responsabilidade" (Custódia de 23 caixas lacradas).

Ao encontrar a pista sobre o cofre, a PF pediu ao juiz federal Sérgio Moro autorização para estender a busca para o Banco do Brasil. Moro consentiu.

"Foram encontradas nas caixas de papelão, de modo geral, peças decorativas, espadas, adagas, moedas, canetas e condecorações", diz o relatório da PF, subscrito pelo delegado Ivan Ziolkowski, que ilustrou o documento com fotos de peças do acervo.

O relatório da PF indica. "O gerente Sérgio Ueda disse que as caixas foram depositadas no dia 21 de janeiro de 2011 e foi informado que pertenciam à Presidência da República. Durante todo esse período o material não foi movimentado ou alterado. Relatou ainda que não há custo de armazenagem para o responsável pelo material, conforme declaração anexa."

Em despacho que juntou aos autos da Operação Aletheia, ápice da Lava Jato, o juiz Moro destacou que, a pedido do Ministério Público Federal, buscas e apreensões, em 24 de fevereiro de 2016 "para colheita de prova em relação a possíveis ilícitos criminais relacionados ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e a pessoas associadas".

"Neste feito, este Juízo autorizou a pedido da autoridade policial e do Ministério Público Federal busca em separado de bens e documentos que teriam sido depositados pelo ex-presidente junto ao Banco do Brasil. A busca foi efetivada. Foi juntado relatório parcial do resultado pela autoridade policial. O Ministério Público Federal apresentou petição requerendo a intimação da defesa do ex-presidente acerca desta busca e o levantamento do sigilo. Não cabe, nessa fase, qualquer conclusão deste Juízo acerca do resultado da busca. Entretanto, ultimada a busca, não mais se faz necessária a manutenção do sigilo. Assim, e na esteira do já fundamento na parte final do referido despacho de 24 de fevereiro de 2016, levanto o sigilo sobre estes autos."


FONTE : O ESTADÃO

MUSICALIDADE : Classic Hall terá noite dedicada ao brega

pablo

O Classic Hall, em Olinda, vai ganhar uma noite dedicada ao brega da sofrência. A festa foi batizada de Brega Classe A e está marcada para o dia 16 de abril. O agito vai contar com três grandes nomes do estilo: Zezo, Pablo e Musa.

FONTE : BLOG SOCIAL 1

MURAL DE RECADOS