sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Economia : Arpe quer aumento das tarifas da Compesa em 8,75%

              Aumento foi decidido após audiência pública comandada pela Arpe

A conta de água deve subir 8,75% a partir do dia 20 de março próximo. A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) realizou uma audiência pública na manhã desta sexta-feira (31) na sede do Banco Central, em Santo Amaro, no Centro do Recife, para apresentar a nova metodologia usada no cálculo do reajuste. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) tinha pedido um reajuste de 15%, que não foi aceito pela agência.
O reajuste defendido pela Arpe é maior do que a inflação oficial que ficou em 5,91% nos últimos 12 meses, segundo o IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Arpe terá até o dia 18 de fevereiro para anunciar, oficialmente, o reajuste. Provavelmente, será o percentual apresentado na audiência, porque não houve grandes críticas ao índice apresentado pela Arpe durante o evento.
HISTÓRICO - O último aumento da conta de água entrou em vigor no dia 18 de fevereiro do ano passado. Em 2013, a Arpe definiu um reajuste médio de 7,98% para a conta de água. No entanto, esse percentual foi alterado, porque a Compesa passou a pagar menos na conta de energia devido a uma decisão do governo federal que entrou em vigor em janeiro de 2013. Essa diminuição do custo foi repassada ao consumidor, que ficou com um aumento (também médio) de 5,19%.

FONTE : JC ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DE RECADOS