Fotografias registradas por Diego di Niglio durante cinco anos de viagem pela África serão exibidas em mostra itinerante do Festival Nação Cultural 2014. O primeiro local contemplado é o povoado de São Lourenço (antigo quilombo do Catucá), Goiana. São 50 imagens, em preto e branco e coloridas, com registros de Moçambique, Malaui, Burkina Faso, Senegal, Níger, Chade, Camarões, Togo, Benin e Gâmbia. A abertura da exposição acontece no dia 12 de abril, das 16h às 20h, e segue em Goiana até o dia 18 de maio.
A curadoria de Lia Miceli López foi focada em retratar o continente africano com um olhar contemporâneo, focando nas pessoas e nos fazeres cotidianos, tanto em contexto urbano como rural. A mostra segue por quilombos pernambucanos, com o intuito de contribuir para o resgate da memória e o fortalecimento da identidade das comunidades envolvidas. Após a primeira exposição em Catucá, segue para Festival de Inverno de Garanhuns e no Festival Pernambuco Nação Cultural de Triunfo.
Os fotógrafos Mateus Sá e Guga Soares em colaboração com o autor Diego di Niglio também realizarão entre maio e agosto de 2014 uma serie de quatro vivências fotográficas com jovens das comunidades quilombolas de Catucá (Goiana), Timbó (Garanhuns), Filhos do Pajeú (Floresta) e Aguas Claras (Triunfo) sobre o tema “Memória, identidade e herança africana”.
Samora Machel - Moçambique 2007
África - Togo 2003
Ilha Moçambique - Agosto 2007
Serviço:
Instantâneas da África - Exposição Fotográfica Itinerante
Onde: Comunidade de São Lourenço, Antigo Quilombo do Catucá, Goiana. CVT – Centro Vocacional Tecnológico, Rua da Praia.
Quando: 12 de abril a 18 de maio
Mais informações: instantaneasdaafrica@gmail.com | (81) 8822-1344
Entrada gratuita
Fonte : Revista Continente
Nenhum comentário:
Postar um comentário