quarta-feira, 9 de abril de 2014

Goiana : Cidade Sediou o Seminário De Economia Criativa


Em mais uma ação voltada para o fomento da nova economia, a Prefeitura de Goiana, por meio da Agencia Municipal de Desenvolvimento (AD Goiana), e em parceria com a Fundarpe, promoveu na tarde desta quarta-feira (09/04), o 1º Seminário de Economia Criativa de Goiana. O evento se estenderá pelos dias 10 e 11/04 e tem como propósito criar espaços de fala social para discutir, transmitir e formalizar os conceitos e práticas exitosas do setor no município.

Restaurante Templo das Artes foi o local escolhido para a abertura do debate que contou com uma Roda Criativa de Gastronomia Tradicional, iniciada por palestra do antropólogo Raul Lody. Em seguida ocorreu a falação de vários participantes, a exemplo de Idalina, representante da culinária da povoação de São Lourenço; Ailton Brito, instrutor do curso de atendente de lanchonete e garçom ministrado pelo Senac em Goiana; Carminha Vasconcelos, proprietária do local representando os donos de restaurantes da cidade.


Alunos do curso de Gastronomia do Senac que está sendo realizado na Carreta do Sesc Goiana marcaram em grande maioria presença na abertura do seminário que focou principalmente na trocas de experiências de diversos setores da cadeia produtiva visando gerar inovação e desenvolvimento socioeconômico. “A gastronomia daqui é sofisticada sim. A moqueca de folha, por exemplo, pode muito bem ser difundida não somente por aqui como em quaisquer outras mesas de restaurantes de outros países”, assegurou Lody na sua explanação.

“É uma satisfação enorme ter o Raul Lody aqui neste evento maravilhoso, pois ele é uma biblioteca viva da gastronomia mundial”, afirmou por sua vez o professor Ailton Brito.


Após a Roda Criativa os presentes participaram de uma degustação de comida tradicional da gastronomia goianense, onde foram degustadas iguarias como a Moqueca de Folha, as fritadas de Aratu e Sururu, o doce de Passa de Caju, entre outras, acompanhadas da apresentação musical do grupo de chorinho Boêmios do Japumim.

Anotadas ainda no encontro as presenças da presidente da AD Goiana, Micheli Barreto; da coordenadora de Economia Criativa da Fundarpe, Patrícia Reis; do diretor de Fomento à Economia Criativa da AD Goiana, José Francisco Zinho; da proprietária do Restaurante Vovó Lelita Refeições, Luciene Borges; e do instrutor do curso de Auxiliar de Cozinha do Senac em Goiana, Valmir Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DE RECADOS