Motoristas e pedestres reclamam dos riscos de usar os retornos na PE-15, em Olinda. Depois de dois anos em obras, em fevereiro a circulação de ônibus pela faixa exclusiva foi liberada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho entre Paulista e o Terminal de Integração da PE-15. Mas quem usa a via diz que a obra está inacabada e que muitos são os problemas.
A obra serviu para construir estações de ônibus do corredor Norte-Sul. No trecho que fica embaixo do viaduto Bajado, para retornar no sentido Recife, entrar ou sair no bairro de Ouro Preto sentido Paulista, é preciso muita atenção. Não há placa que indique o ponto exato do retorno ou proíba a manobra.
Sem marcação das faixas da pista, os veículos vêm em todos os sentidos porque não há nada que impeça o retorno em qualquer local embaixo do viaduto. Então muitos motoristas se arriscam pelo barro. Com o vai e vem de veículos, os pedestres têm medo de ser atropelados.
Em outro trecho, em frente ao quartel do Exército (7o R.O.), onde os veículos atravessam o corredor de ônibus nos dois sentidos: norte e sul. Apesar dos semáforos instalados recentemente no ponto de retorno, telas atrapalham a visão dos motoristas na hora de cruzar o corredor. No local não há faixa de pedestres e os acidentes são frequentes. A Secretaria das Cidades, responsável pelas obras na PE-15, informou que o serviço ainda está em andamento. Até o fim do mês, deverá ser lançado o edital de licitação para contratar a empresa que fará a recuperação da ciclovia e das calçadas. Ainda de acordo com a Secretaria, serão construídas sete passarelas de pedestres na rodovia, inclusive nos locais mostrados na reportagem.
Fonte : Blog Olinda Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário