quinta-feira, 31 de março de 2016

ECONOMIA : Governo do Estado não assumirá Arena Pernambuco a partir desta sexta-feira

Gestão Paulo Câmara rompeu contrato com Odebrecht, mas não administrará o equipamento na data anunciada anteriormente
Governo estadual não assumirá Arena Pernambuco a partir desta sexta-feira / Alexandre Gondim

Governo estadual não assumirá Arena Pernambuco a partir desta sexta-feira

Alexandre Gondim


Franco Benites
A Arena Pernambuco não vai para as mãos do governo estadual nesta sexta-feira (1º) como anunciado recentemente pelo secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras. Nesta quinta (31), o auxiliar do governador Paulo Câmara informou que o equipamento segue com a Odebrecht apesar da gestão socialista ter rescindido o contrato com a empresa.

"Não assumiremos a Arena nesta sexta porque não se fez o distrato com a Arena Participações (braço da Odebrecht que cuida do estádio). A gente está pronto para receber, porém a parte formal não foi feita ainda. Não tem previsão", afirmou Felipe Carreras.

De acordo com o secretário, o jogo entre Náutico e Central, válido pelo Campeonato Pernambucano, que será realizado neste domingo (3), ficará sob responsabilidade da Odebrecht. "Continua do jeito que está. Fica com a gestão normal do jeito que era antes", disse. 

Por meio de nota, a Odebrecht confirmou as palavras do secretário estadual e deixou claro que não pretende rescindir o contrato com o governo estadual:  "A Arena Pernambuco Negócios e Investimentos S.A. afirma que estará à frente da operação do jogo Náutico x Central, domingo (03/04), e reitera que permanece em tratativas com o Governo do Estado de Pernambuco, trabalhando na superação do atual cenário que envolve a rescisão contratual da PPP.

A negociação com o Náutico, Sport e Santa Cruz para que os clubes faça um contrato com o governo estadual de utilização da Arena Pernambuco também não evoluiu. Segundo Carreras, o governo estadual só poderá avançar nas articulações quando estiver de fato à frente do empreendimento. "Garanto quer vamos propor um modelo de negócio transparente, mais interessante e melhor para os clubes", declarou.


A decisão de romper o contrato de Parceria Público-Privada com a Odebrecht foi informada pelo governo estadual por meio de uma nota no início de março. No documento, a gestão Paulo Câmara informou que decidiu fazer uma revisão contratual e que um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicava que o melhor caminho seria a rescisão.
A gestão de Felipe Carreras sobre a Arena Pernambuco é considerada temporária já que o governo estadual fará uma licitação internacional para encontrar um novo parceiro que assuma o empreendimento.
No último dia 25, a Arena Pernambuco serviu de palco para o jogo entre Brasil e Uruguai, válido pelas Eliminatórios da Copa do Mundo de 2018. O jogo, que terminou empatado por 2x2, registrou um novo recorde de público do estádio com a venda e distribuição de 44.739 ingressos. O equipamento tem capacidade para 46.214 pessoas.
Antes desse jogo, o recorde de público foi do duelo entre Sport e São Paulo, com 41.994 lugares ocupados. O jogo terminou com vitória do rubro-negro pernambucano por 2x0. O primeiro jogo oficial da Arena Pernambuco ocorreu no dia 22 de maio de 2013. A partida entre Náutico e Sporting, de Portugal, registrou a presença de 26.803 torcedores e terminou empatada em 1x1.

FONTE : JC ONLINE

GENTE : Ator do Zorra diz ter sido expulso de avião por ser negro

Érico Brás diz que Avianca cometeu racismo e que empresa o considerava uma ameaça
Humorista Érico Brás e esposa Kênia Maria vão processar empresa aérea. Foto: Reprodução da internet
Humorista Érico Brás e esposa Kênia Maria vão processar empresa aérea. Foto: Reprodução da internet

Érico Brás, humorista do Zorra, e a esposa, a atriz Kênia Maria, foram expulsos de um voo da Avianca na manhã desta quinta-feira (31). Segundo informações do portal G1, eles estavam em Salvador e viajariam para o Rio de Janeiro.

O ator conta que a confusão começou quando Kênia tentou colocar a bolsa embaixo na poltrona da frente. Ele acredita que o episódio foi um caso de racismo. "Eu e ela sentaríamos nas cadeiras do meio e no corredor. Um passageiro chegou para sentar na janela e nos levantamos. O avião estava cheio e o compartimento de bagagem lotado. Quando ela foi guardar a bolsa embaixo da cadeira, o que é um procedimento padrão, o próprio comandante, que é branco, veio e disse que não poderia ser ali. Foi extremamente grosseiro e mal educado", declarou.

Érico conta que a Polícia Federal foi acionada depois que um funcionário da empresa não conseguiu resolver a situação. Disse que não tinha motivo para sair do voo e eles me falaram que eu era uma ameaça. Não sou terrorista", conta Érico, acrescentando que outros oito passageiros desembarcaram em solidariedade.

Ele irá processar a empresa: "Me senti extremamente impotente. Infelizmente esse é o tipo de tratamento. As pessoas te olham por causa da sua cor. Registrei uma denúncia na Anac e vou acionar meus advogados quando chegar no Rio", diz ele, que perdeu a gravação do Zorra, que aconteceria às 11h no Projac.

Procurada, a Avianca, através de sua assessoria de imprensa, disse que o "intuito da empresa é cumprir a pontualidade com todos os passageiros e ter a segurança do voo em primeiro lugar. Quando existe um tumulto, o procedimento no setor é acionar a Polícia Federal".

FONTE : DIÁRIO DE PERNAMBUCO

quarta-feira, 30 de março de 2016

COTIDIANO : 60.320 casos de arboviroses notificados

As arbovioreses, doenças decorrentes do mosquito Aedes aegypti,seguem registrando avanços em Pernambuco. Já somam 60.230 casos notificados, a maioria de dengue (45.117) e febre chikungunya (13.947). De acordo com o novo boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, as formas mais graves passaram de 138 para 156 casos.
Dezessete novas mortes suspeitas foram identificadas, totalizando 133 vítimas. Três foram confirmadas, sendo duas por febre chikungunya e uma por dengue, em Caruaru, no Agreste - ano passado foram dois óbitos confirmados pela doença.
Um crescimento significativo também foi identificado nos casos confirmados de zika, passando de quatro para 16. Entre os descartados, o número subiu de seis para 125. “Acreditamos que o número de casos graves seja muito maior do que está sendo notificado pelo sistema de informação. O nosso trabalho agora é para tentar instituir uma ferramenta que identifique com precisão as síndromes neurológicas, nos possibilitando entender melhor este cenário”, explicou a gerente de Arboviroses da SES, Claudenice Pontes.
Segundo a médica, no Hospital da Restauração, por exemplo, o número de relatos sobre a Síndrome de Guillain-Barré tem aumentado, mas não existe ainda comprovação de sua ligação com os vírus hoje trabalhados.
“Precisamos de um mecanismo que possa gerar relatórios e viabilizar um quantitativo com exatidão”, acrescentou. Entre os 52 municípios com maior incidência de arboviroses, Garanhuns, no Agreste, ocupa o topo da lista, com 1.512 casos prováveis.
FONTE : FOLHA DE PERNAMBUCO

COTIDIANO : Teto da Burguer King desaba no Shopping Recife

Forro de gesso da lanchonete cedeu
Seis pessoas ficaram feridas após o teto da Burguer King do Shopping Recife, Zona Sul do Recife, desabar na noite desta quarta-feira (30).
A assessoria do estabelecimento comercial enviou uma nota esclarecendo o fato. Confira abaixo.
“Com relação ao incidente ocorrido na noite de hoje, por volta das 21h, o Shopping Recife informa que o forro de gesso da Burguer King, localizada na Praça de Alimentação 3 do mall, cedeu na área interna de atendimento de caixa da loja. O centro de compras esclarece ainda que as seis pessoas que ficaram levemente feridas receberam os devidos atendimentos no local, pela brigada de bombeiros do shopping” (Assessoria so Shopping Recife).
FONTE : FOLHA DE PERNAMBUCO

terça-feira, 29 de março de 2016

PAULISTA RECEBE PRÊMIO NA ALEPE POR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES

Em reconhecimento ao trabalho realizado na área de política para as mulheres, a prefeitura do Paulista receberá, na noite desta quarta-feira (30.03), às 19h, o prêmio “Prefeitura Amiga das Mulheres”, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O evento acontece no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco.
O objetivo do prêmio é a valorização de gestões que praticam políticas públicas de promoção à igualdade de gênero, avaliando questões como os investimentos em políticas de educação e saúde para as mulheres e as ações de enfrentamento à violência contra a mulher.
A seleção foi feita pela Secretaria da Mulher do Estado, junto à Comissão de Defesa da Mulher da Alepe, através do desempenho de cada prefeitura na luta pela igualdade de gênero. O prêmio, que contemplou um município por macrorregião do Estado, também selecionou as cidades de Vitória de Santo Antão (Zona da Mata), Bonito (Agreste) e Cabrobó (Sertão).

Políticas Públicas para as Mulheres no Paulista - Durante os três anos de gestão, a prefeitura tem promovido ações para o público feminino da cidade. Entre elas estão a geração de vagas em cursos profissionalizantes, com o Programa Lugar de Mulher na Qualificação Profissional, a implantação do programa “Gênero e Educação” na rede municipal de ensino, o lançamento do Programa PreviAtiva Mulher, para as servidoras aposentadas. Além disso, o município também conseguiu destaque na implantação dos projetos “AtuaAção pela Igualdade” e o Projeto Fêmea, que tem o objetivo de transformar as mulheres paulistenses em empreendedoras.

Serviço:

O QUE? Entrega prêmio “Prefeitura Amiga das Mulheres”
ONDE? Plenário Palácio Joaquim Nabuco, Rua da Aurora, nº 631, Boa vista;
QUANDO? 30.03.2016, às 18h.
FONTE : PAULISTA ATUALIZADO

ELEIÇÕES : Eleitor que não realizar biometria terá até 4 de maio para regularizar título

Fim do prazo para recadastramento biométrico acaba no dia 31 de março.
População terá até o início de maio para reativar o título para poder votar.

Eleitores se aglomeram em Bairro Novo para cadastramento biométrico (Foto: Marcos Correia/TV Globo)
Eleitores se aglomeram em Bairro Novo para recadastramento biométrico (Foto: Marcos Correia/TV Globo)


O prazo para o recadastramento biométrico se encerra oficialmente no próximo dia 31. Eleitores que não realizarem o procedimento até esta data terão os títulos cancelados. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta, no entanto, que a população terá até o dia 4 de maio para reativar o título e regularizar a situação. A ideia do TRE é tranquilizar a população e evitar que haja uma corrida desenfreada nos últimos três dias antes do prazo oficial.
Mesmo assim, quem deixou para resolver o problema de última hora e evitar o cancelamento do título está encarando longas filas em cartórios eleitorais do TRE-PE espalhados pelo Grande Recife. Na manhã desta segunda-feira (28), dezenas de pessoas se aglomeraram nos postos de Bairro Novo, em Olinda, e do Forte das Cinco Pontas, no Centro do Recife.
Eleitores que não realizaram o agendamento prévio ou que não conseguiram efetivá-lo no site do tribunal tiveram dificuldade para conseguir atendimento . “Eu vim para trocar o título do meu esposo. Não tem condição de entrar. Eles anunciam uma coisa e quando a gente chega é outra. Disseram para quem não fez agendamento aguardar a fila diminuir para agendar também. A fila está enorme”, afirmou a dona de casa Adeilda Ferreira Cunha.
Adeilda Ferreira Cunha, dona de casa, aguarda na fila para realizar biometria no Recife (Foto: Antônio Coelho/TV Globo)Adeilda Ferreira aguarda na fila para realizar
biometria (Foto: Antônio Coelho/TV Globo)
Por volta das 10h, os portões do cartório eleitoral do Forte das Cinco Pontas precisaram ser fechados. Apenas os eleitores com agendamento prévio estavam sendo atendidos. Em janeiro, em Pernambuco, 36 cidades precisavam implementar o sistema biométrico para as eleições de 2016. E 27 estavam em alerta devido ao baixo número de eleitores que já tinham realizado o cadastramento das digitais. O TRE-PE realizou várias ações e o número de cidades diminuiu para 22, em março.
Muita gente ainda não fez o recadastramento biométrico. Para evitar que tumultos sejam registrados, os eleitores terão todo o mês de abril para regularizar a situação dos títulos que forem cancelados após o término do prazo oficial. "Quem tiver seu título cancelado vai ter mais uma chance para regularizar a situação durante todo o mês de abril. Vamos evitar tumultos e fazer tudo com harmonia", tranquiliza o presidente do TRE-PE, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva.
A Justiça Eleitoral quer implantar, até 2020, o sistema biométrico no processo eleitoral brasileiro para garantir a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.
O TRE-PE alerta os moradores das cidades de Olinda, Amaraji, Bezerros, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Camocim de São Félix, Glória de Goitá, Jatobá, Jucati, Jupi, Lajedo, Limoeiro, Nazaré da Mata, Paranatama, Passira, Paulista, Petrolina, Santa Cruz, Santa Maria do Cambucá, Tacaratu e Vitória de Santo Antão que se dirijam aos cartórios para realizar o procedimento.
"O atendimento na semana final do recadastramento biométrico será prioritariamente por agendamento, com encaixes apenas dentro da margem de possibilidade de cada posto. Mas os eleitores que deixarem para o final do prazo não precisam ficar desesperados, pois os postos de atendimento vão continuar durante todo o mês de abril normalmente para regularizar a situação", reforça o presidente da Comissão de Biometria (Coimb) do TRE-PE, Eduardo Lucas.
Cartório eleitoral do Forte das Cinco Pontas foi fechado devido ao grande número de eleitores para fazer a biometria (Foto: Antônio Coelho/TV Globo)Portões do cartório eleitoral do Forte das Cinco Pontas foram fechados e apenas eleitores que realizaram o agendamento prévio estavam sendo atendidos (Foto: Antônio Coelho/TV Globo)
O TRE-PE conta com locais de coleta biométrica distribuídos pelos municípios em que há eleitores ainda não cadastrados. "O ideal é priorizar o agendamento através do site www.tre-pe.jus.br para evitar longas filas e tumultos", explica Eduardo Lucas. Para os eleitores que tirarão a primeira via do título de eleitor, o prazo vai até o dia 4 de maio.
Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento que comprove a residência no município em que será feita a coleta biométrica. Quem não realizar o recadastramento a tempo poderá ter restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de fazer matrículas em instituições de ensino, obter passaporte e assumir cargos públicos. O agendamento para o recadastramento biométrico pode ser feito no:

FONTE : G1 PERNAMBUCO

ANEEL : Contas de luz terão bandeira verde em abril, sem acréscimo para o consumidor

Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias em janeiro de 2015, até fevereiro de 2016, a bandeira se manteve vermelha
A cor da bandeira indica se a energia custa mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade.  / Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas

A cor da bandeira indica se a energia custa mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade.

Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas


Da ABr

A partir de 1º de abril, a bandeira tarifária das contas de energia elétrica será a verde e não haverá nenhum acréscimo de valor para os consumidores. A bandeira que vai vigorar no próximo mês foi decidida nesta terça-feira (29) em reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a agência, a mudança da bandeira tarifária foi decidida diante da simulação dos custos de geração e distribuição de energia elétrica e do superávit acumulado nos últimos meses nas contas do sistema de bandeiras.
Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias em janeiro de 2015, até fevereiro de 2016, a bandeira se manteve vermelha. Em março, passou para amarela. O aumento de chuva neste ano, que melhorou o volume dos reservatórios das hidrelétricas, aliado à redução da demanda e à inclusão de novas usinas no sistema elétrico brasileiro, possibilitou a mudança das bandeiras tarifárias nos últimos meses.
A cor da bandeira indica se a energia custa mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade. “Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente”, informa a Aneel.
Segundo a agência, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de cobrar um valor que era incluído na conta de energia, sem acréscimo no reajuste tarifário anual das distribuidoras.

FONTE : JC ONLINE

domingo, 27 de março de 2016

COLISÃO: Acidente entre dois veículos deixa quatro feridos em Abreu e Lima

Vítimas foram levadas para UPA de Igarassu. Todos estavam conscientes e orientados
Acidente aconteceu na av. Assedipe, distrito industrial em Abreu e Lima, nas proximidades do quartel de Bombeiros do GBS. Foto: Bombeiros/divulgação (Acidente aconteceu na av. Assedipe, distrito industrial em Abreu e Lima, nas proximidades do quartel de Bombeiros do GBS. Foto: Bombeiros/divulgação)
Acidente aconteceu na av. Assedipe, distrito industrial em Abreu e Lima, nas proximidades do quartel de Bombeiros do GBS. Foto: Bombeiros/divulgação
Uma colisão entre dois carros deixou quatro feridos em Abreu e Lima. O acidente aconteceu no final da tarde deste domingo na av. Assedipe, distrito industrial em Abreu e Lima, nas proximidades do quartel de Bombeiros do GBS. Cada veículo transportava quatro pessoas. Após os primeiros socorros, quatro delas foram liberadas e as demais socorridas e conduzidas para a UPA de Igarassu.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as vítimas socorridas eram ocupantes do mesmo veículo, um homem de 41 anos com fortes dores na coluna cervical; uma mulher de 39 anos que sofreu escoriações na face; e mais duas crianças, ambas com três anos de idade, uma delas apresentava um edema na parte frontal da face e a outra apresentando sonolência, porém todos os ocupantes conscientes e orientados.

FONTE : DIÁRIO DE PERNAMBUCO


CRISE : Ajuste no emprego intensificará demissões, e setor de serviços será mais afetado

Na passagem de janeiro para fevereiro, o desemprego avançou de 7,6% para 8,2% nas seis principais regiões metropolitanas do País, segundo dados da Pesquisa Mensal do Emprego (PME)
 Em fevereiro, a população ocupada caiu 3,6% na comparação com igual mês de 2015, um tombo recorde / Foto:  Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Em fevereiro, a população ocupada caiu 3,6% na comparação com igual mês de 2015, um tombo recorde

Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas


Os dados sobre desemprego divulgados nesta semana revelam uma mudança do perfil do ajuste no mercado de trabalho brasileiro, reflexo direto da recessão econômica. As estatísticas apontam para o aumento no número de demissões em 2016, além do encolhimento ainda maior na renda dos trabalhadores. Economistas ouvidos pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, afirmam que este movimento se dará principalmente porque o setor de serviços, que se manteve resiliente por muitos meses, dá sinais mais evidentes de fraqueza. Por contratar grandes contingentes de trabalhadores, a deterioração do emprego neste segmento será determinante para o avanço da taxa de desocupação para a casa dos 12% ainda neste ano.
Na passagem de janeiro para fevereiro, o desemprego avançou de 7,6% para 8,2% nas seis principais regiões metropolitanas do País, segundo dados da Pesquisa Mensal do Emprego (PME), divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
Segundo Natalia Cotarelli, economista do banco ABC Brasil, a queda cada vez mais forte na atividade econômica é a responsável pelo maior número de cortes de empregados. Em fevereiro, a população ocupada caiu 3,6% na comparação com igual mês de 2015, um tombo recorde. "Isso mostra que a recessão deve impactar o emprego neste ano de forma muito mais negativa do que aconteceu no ano passado", estima Natália. 
Por trás do aumento nas demissões, está a desaceleração mais intensa no setor de serviços. Por ser intensivo em mão de obra, a deterioração deste segmento acarretará no fechamento ainda maior de vagas nos próximos meses. O economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira, considera que esta é uma mudança no perfil do ajuste que o mercado de trabalho atravessa, já que ao longo de 2015, a alta na taxa de desocupação foi resultado, principalmente, da maior quantidade de pessoas procurando emprego, expandido a População Economicamente Ativa (PEA). 
Para Vieira, as demissões devem crescer nos próximos meses devido ao cenário de forte incerteza ligado às indefinições dos rumos políticos do País. Rafael Leão, economista-chefe da Parallaxis Consultoria, concorda e considera que o ajuste no emprego seguirá "a pleno vapor" ao longo do primeiro semestre e afetará a renda dos brasileiros ainda com mais força. "Em fevereiro, todos os oito segmentos da atividade registraram queda na renda média na comparação anual", destacou.
De acordo com o IBGE, o rendimento médio dos trabalhadores recuou 1,5% na margem e despencou 7,5% na comparação com fevereiro de 2015. Já a massa de rendimento médio real habitual dos ocupados foi estimada em R$ 50,8 bilhões em fevereiro, número 11,2% inferior ao do mesmo mês do ano passado. "Isso representa cerca de R$ 7 bilhões a menos circulando nas seis capitais pesquisadas pela PME", calcula o economista-chefe da Parallaxis. A pesquisa abrange as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Recife.
Natália, do banco ABC Brasil, considera que o recuo na renda reforça a percepção de que a situação do brasileiro é "bastante complicada", mesmo para aqueles que continuam empregados. A especialista, pondera, no entanto, que a queda da renda tem sido mais intensa nas metrópoles que no interior. Em contraste com a retração de 7,5% na comparação interanual revelada pela PME, a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad) Contínua mostrou uma diminuição de 2,0% na renda média no trimestre encerrado em dezembro de 2015, o último dado disponível, ante igual período de 2014.
A partir do próximo mês não será mais possível comparar a situação do mercado de trabalho das metrópoles com a do País como um todo. As informações de fevereiro foram as últimas divulgadas da PME, que passa a ser substituída pela Pnad Contínua, que conta com informações de 3,5 mil cidades do País. O desemprego medido por este levantamento ficou em 9,0% no quarto trimestre de 2015. Rafael Leão, da Parallaxis, estima que a taxa deve atingir o pico de 12,0% em novembro deste ano e se estabilizar em um nível elevado no segundo trimestre do ano que vem.

FONTE : JC ONLINE

DIVULGAÇÃO : POUSADA PARAÍSO SEM FRONTEIRAS




IMPEACHMENT : Dilma diz que aguenta pressão e vê alternativas para evitar impeachment

"Podem ficar tranquilos porque eu aguento bem a pressão. Sou resistente", disse a presidente, em entrevista com ministros

Dilma declara aguentar pressão frente à crise. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Dilma declara aguentar pressão frente à crise. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Sob intenso cerco político, Dilma Rousseff deixou impressionados os ministros com quem conversou nesta semana. Não sem motivo: com uma frieza a toda prova, ela expôs planos de governo para os próximos dias, meses e até para 2018. "Podem ficar tranquilos porque eu aguento bem a pressão. Sou resistente", disse a presidente, ainda gripada, em uma das reuniões com a equipe.

Sem tempo, Dilma trocou a leitura frenética de livros pela análise minuciosa de mapas de votação na Câmara, onde uma comissão com 65 deputados vai definir o destino do impeachment. Ampliou o escopo, mirando em mais do que os 171 votos necessários para barrar o processo no plenário, e exibiu habilidade em decorar o Estado de cada parlamentar a ser fisgado. A ordem é abrir o cofre, atender os aliados fiéis, desalojar os "traidores" e dividir o PMDB, que na terça-feira deve oficializar o divórcio do governo. Na estratégia do "tudo ou nada", Dilma partiu para o varejo das negociações políticas, virou uma espécie de "ouvidora" dos insatisfeitos, coisa que sempre abominou, e montou um gabinete de crise permanente.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve a nomeação suspensa como ministro da Casa Civil e aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal para saber se poderá assumir o cargo, atua de longe na coordenação geral dos trabalhos, sem pisar no Palácio do Planalto. A batalha de comunicação do governo é agora direcionada para "vender" a imagem de Dilma como mulher "guerreira", que lutou contra a ditadura e hoje enfrenta um "novo modelo de golpe". Todos os dias, Dilma recebe no Planalto ou mesmo na residência do Alvorada líderes e dirigentes de partidos aliados, além de ministros do PMDB. Pede apoio e promete mudanças.

Deputados do PP e do PR informaram a ela que será difícil manter o aval ao governo se o PMDB desembarcar e alertaram sobre um possível efeito dominó em outros partidos. "Foi um aviso de que o gato subiu no telhado. A ficha dela caiu, mas, por incrível que pareça, não se abateu", contou um dos deputados que estiveram com a presidente. "Parece que, se morrer, vai morrer lutando". Numa contraofensiva arriscada, o governo decidiu, na quinta-feira, desafiar o vice Michel Temer - que comanda o PMDB e é chamado por petistas de "chefe da facção" -, exonerando o presidente da Funasa, Antônio Henrique de Carvalho Pires, homem de sua confiança.

Nos bastidores, auxiliares de Dilma afirmam que tudo será feito para enfrentar a "conspiração" do grupo de Temer e contemplar com cargos quem pode ajudar a derrubar o impeachment na Câmara. É uma disputa voto a voto, no mais fiel estilo do "toma lá, dá cá". Tática semelhante foi usada em dezembro, quando Dilma dispensou o vice-presidente de Fundos e Loterias da Caixa Econômica Federal Fábio Cleto, indicado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), como retaliação à atitude do deputado de aceitar o pedido de impeachment.

Em conversas reservadas, Dilma mostra inconformismo com o fato de Cunha, réu no Supremo Tribunal Federal, acusado de corrupção na Petrobras, conduzir o processo que pode levar a seu afastamento. "Eu não cometi nenhum crime para justificar a interrupção do meu mandato. Brigarei até o fim", diz ela, enquanto a Operação Lava Jato avança sobre o governo. No PT há quem pregue até mesmo que, em caso de impeachment, Dilma recorra à Organização dos Estados Americanos (OEA). Nesse combate, há ainda táticas de guerrilha que circulam na internet, com ameaças de fim de programas sociais, como o Bolsa Família, se a presidente cair.

Foi após a campanha da reeleição, em 2014, que Dilma terminou de ler a biografia do ex-presidente Getúlio Vargas, escrita pelo jornalista Lira Neto. Não por acaso, outro dia voltou a dar uma espiada no terceiro volume, segundo relato de um ministro. "Tudo a seu tempo", costumava dizer Getúlio, quando era pressionado.

FONTE : CORREIO BRAZILIENSE

sábado, 26 de março de 2016

MUNDO : EPIDEMIA - Colômbia registra 58.838 casos de zika, 10.812 em grávidas

Na Colômbia, foram confirmadas 997 mulheres grávidas infectadas com zika, às quais se somam 9.815 casos suspeitos / Foto: Acervo
Na Colômbia, foram confirmadas 997 mulheres grávidas infectadas com zika, às quais se somam 9.815 casos suspeitosFoto: Acervo

A Colômbia registra 58.838 pessoas infectadas pelo vírus do zika, dos quais 10.812 correspondem a mulheres grávidas, superado o pico epidêmico do vírus, registrado em fevereiro, informou neste sábado o Instituto Nacional de Saúde (INS).

Segundo o último boletim epidemiológico, na semana entre 13 e 19 de março se notificaram "seis novos casos confirmados e 3.108 suspeitos por clínica".

No total, a Colômbia relata 58.838 casos de zika desde o início de la circulação do vírus, dos quais 2.361 foram confirmados por laboratório e 56.477 suspeitos por clínica. 

A comunidade científica, que continua investigando as consequências e complicações da infecção por zika, suspeita da relação desse vírus com alterações neurológicas.

Na Colômbia, foram confirmadas 997 mulheres grávidas infectadas com zika, às quais se somam 9.815 casos suspeitos. Se trata de um grupo populacional vulnerável pelas suspeitas de que o vírus provoque microcefalia no feto.

Desde o começo da epidemia até 19 de março, 50 bebês nasceram vivos com essa malformação congênita irreversível.

No país foram notificado 381 casos de síndromes neurológicas com antecedentes compatíveis com infecção por zika. Desses, 258 manifestaram a Síndrome Guillain-Barré (SGB).

Segundo o INS, "se observa uma correspondência no comportamento da notificação de casos de SGB e a curva de notificação de casos de morte por zika".

O boletim também destacou um aumento de casos de paralisia flácida aguda em menores de 15 anos, todos eles de sexo masculino. Enquanto em 2015, a Colômbia registrou seis casos, em 2016 foram reportados 29, quatro na última semana.

A Colômbia superou neste mês o pico epidêmico do vírus do Zika, registrado durante as duas primeiras semanas de fevereiro, com uma melhora dos dados mais rápida do que a esperada.

Cartagena, Santa Marta e a ilha de San Andrés, três dos principais pontos turísticos do Caribe colombiano, registraram uma queda do número de casos e estão entrando em uma fase endêmica, segundo o INS.

Entretanto, na maioria do país continua havendo circulação ativa do vírus e alguns departamentos, como Meta (centro), Quindío (oeste) e Valle del Cauca (sudeste) continuam na etapa de transmissão ativa e os infectados pelo vírus continuam aumentando.


O zika é transmitido pelo mosquito Aedes egypti, que também transmite dengue, a fiebre amarela e chikungunya.

FONTE : NE10

sexta-feira, 25 de março de 2016

BEM ESTAR : Vírus da zika chegou ao Brasil em meados de 2013, segundo estudo

Uma das hipóteses é que vírus foi introduzido na Copa das Confederações.
Pesquisa sequenciou o genoma de sete amostras de vírus.

  Aedes aegypti, mosquito transmissor de zika, dengue, chikungunya e febre amarela, é visto sobre pele  humana em laboratório  (Foto: Luis Robayo/AFP)

Aedes aegypti, mosquito transmissor de zika, dengue, chikungunya e febre amarela, é visto sobre pele humana em laboratório (Foto: Luis Robayo/AFP)

O vírus da zika chegou ao Brasil muito antes do que se imaginava, em meados de 2013, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (24) na revista "Science". A presença do vírus no país só seria identificada em abril de 2015. A pesquisa foi liderada por cientistas do Instituto Evandro Chagas, no Pará, e da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
A conclusão partiu de sete sequenciamentos do genoma do vírus isolado em amostras coletadas no Brasil e de análises de viagens aéreas de passageiros vindos de áreas endêmicas ou com surto de zika nas ilhas do Pacífico.
A análise dos dados genômicos revelou uma variabilidade muito pequena entre eles, o que sugere que houve uma introdução única do vírus no país, em algum momento entre maio e dezembro de 2013.
Registros de viagens aéreas demonstram, segundo pesquisadores, que houve um aumento de passageiros vindos de regiões afetadas pelo vírus da zika justamente neste período. Segundo o biólogo Oliver Pybus, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Oxford, a partir do final de 2012, houve um aumento de 50% na chegada de passageiros ao Brasil vindos de áreas com zika.
Hipótese: Copa das Confederações
Uma das hipóteses em estudo é que o vírus pode ter sido introduzido no país durante a Copa das Confederações de 2013, que ocorreu no Brasil entre 15 e 30 de junho de 2013. O evento teve a participação do Taiti, que fica na Polinésia Francesa, região que foi afetada pelo vírus naquela época.

Este é o primeiro estudo sobre o surto de zika no Brasil a fazer uma análise desse tipo em relação aos dados genômicos, segundo Nuno Faria, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Oxford e do Instituto Evandro Chagas.
O estudo também contou com a participação de pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal de Feira de Santana, da UIniversidade de Washington, da Universidade de Toronto e da Universidade do Texas.
FONTE : PORTAL G1

SAÚDE : Ótica vai doar óculos a bebês com microcefalia acompanhados pela Altino Ventura

Casa Lux Ótica decidiu dar acessórios depois que tomou conhecimento da história de Matheus e da necessidade de uso das lentes pelas crianças com a malformação
Depois que começou a usar óculos de grau, Matheus passou a observar melhor tudo à sua volta. A dona de casa Hilda Venâncio da Silva, contou com a ajuda de um grupo da igreja que frequenta para conseguir o acessório para o filho / Diego Nigro/JC Imagem

Depois que começou a usar óculos de grau, Matheus passou a observar melhor tudo à sua volta. A dona de casa Hilda Venâncio da Silva, contou com a ajuda de um grupo da igreja que frequenta para conseguir o acessório para o filho

Diego Nigro/JC Imagem


Ao tomar conhecimento da história do pequeno Matheus, 5 meses, contada pelo JC no último dia 11, e da necessidade de uso de óculos de grau por muitos bebês com microcefalia, a Casa Lux Ótica decidiu doar o acessório às crianças com a malformação congênita acompanhadas pela Fundação Altino Ventura (FAV).
instituição já avaliou 178 bebês que foram notificados com microcefalia. “Cerca de 80% deles precisam de óculos. Estamos muito felizes em saber que receberão o acessório”, diz a presidente da FAV, Liana Ventura. 
Depois que começou a usar as lentes, que ampliam o campo de visão, Matheus passou a observar melhor tudo à sua volta. A mãe do menino, a dona de casa Hilda Venâncio da Silva, contou com a ajuda de um grupo da igreja que frequenta para conseguir os óculos para o filho. “É uma alegria saber que o exemplo de Matheus despertou o interesse de uma ótica em dar óculos para outros bebês.”
Em breve, a Casa Lux Ótica iniciará a prova das armações. “Nenhum bebê ficará sem óculos”, garante o supervisor comercial da ótica, Mário Bortnik. 

FONTE : JC ONLINE


quinta-feira, 24 de março de 2016

COTIDIANO : Peixes impróprios para consumo apreendidos em Paulista

Mais de 50kg estragados foram encontrados em 

ação da Vigilância Sanitária do município

foto : Francisco Marques/ Cortesia
Ao todo, 44 inspeções foram realizadas no comércio 

A Vigilância Sanitária do município de Paulista, Grande Recife, apreendeu mais de 50kg de peixes estragados. A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde contou com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco.
Ao todo, 44 inspeções foram realizadas envolvendo o comércio formal e informal, além do Mercado de Paratibe e do Centro. Durante o trabalho, a equipe também apreendeu 12 descamadores artesanais.
Foram lavrados dois termos de notificação e um de inutilização. Os proprietários notificados têm até segunda-feira (28) para comparecer à sede da Secretaria de Saúde, que fica na Rua Cleto Campelo, s/n, Centro da cidade. Caso contrário, o responsável poderá ter o estabelecimento interditado.
FONTE : FOLHA DE PERNAMBUCO

quarta-feira, 23 de março de 2016

COTIDIANO : Lombadas eletrônicas serão desligadas nas principais rodovias durante o feriadão da Semana Santa

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) desligará algumas lombadas eletrônicas nas principais rodovias pernambucanas durante o feriadão da Semana Santa. Os equipamentos serão desativados às 22h desta quarta-feira (23) e serão religados às 5h da próxima segunda-feira (28).
A ação faz parte da Operação Semana Santa 2016, visando dar maior fluidez ao trânsito e evitar os congestionamentos nas principais rodovias pernambucanas. São elas: BR-232, seguindo para o Agreste e o Sertão; PE-035, que vai para o Litoral Norte, até a Ilha de Itamaracá; e a PE-060, para quem segue ao Litoral Sul. 
As lombadas eletrônicas que estarão desligadas durante o feriadão da Semana Santa são as seguintes:
BR-232 – km 6,2; 7,4; 7,8 e 9,1 (Curado); km 24,7 (Moreno); km 35,5 (Bonança); km 58,5 (Pombos); km 100,5 (Bezerros) e km 113,4 (Encruzilhada de São João);
PE-035 – km 7,3 e km 7,9 (Itapissuma);
PE-060 – km 0,1 e km 2,5 (Cabo de Santo Agostinho); km 16,63 (Ipojuca).

FONTE : FOLHA DE PERNAMBUCO



domingo, 20 de março de 2016

POLÍTICA : Nível de rejeição a Lula atinge recorde, diz pesquisa

Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas
Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

Estadão Conteúdo – A taxa de rejeição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atinge nível recorde, de 57%, segundo pesquisa do Datafolha, publicada hoje. Em novembro do ano passado, 47% dos entrevistados disseram que não votariam em Lula caso se candidatasse.
LEIA MAIS:

O dado também é recorde entre candidatos à presidência, superando inclusive a rejeição ao peemedebista Ulysses Guimarães na campanha de 1989, até então o maior índice de rejeição, que era de 52%. Por outro lado, quando perguntados sobre qual foi o melhor presidente que o Brasil já teve, Lula lidera com 35% das respostas, à frente de FHC, com 16%, entre outros.

A pesquisa também apurou que para 68% dos entrevistados, Lula aceitou o cargo de ministro-chefe da Casa Civil no governo de Dilma Rousseff com o objetivo de obter foro privilegiado, de modo a escapar de ser julgado em primeira instância nas investigações da Operação Lava Jato. O juiz Sergio Moro “agiu bem” ao obrigar o ex-presidente a depor na Polícia Federal dia 4 de março, ante 13% das respostas com “agiu mal”, segundo o Datafolha.
Em relação ao desempenho do governo com Lula no ministério, 36% responderam que a gestão Dilma deve piorar e 38% acreditam que nada mudará. A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de março, com 2.794 entrevistados em 171 municípios.
FONTE : BLOG DO JAMILDO

MURAL DE RECADOS