terça-feira, 26 de abril de 2016

CELPE : Conta de luz vai ter reajuste de 11,5% a partir de 29 de abril

Percentual foi aprovado na manhã desta terça-feira, durante reunião na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
Valor ficou um pouco acima da expectativa, que previa um aumento próximo da inflação dos últimos 12 meses, que foi de 10,67% / Ilustração: JC

Valor ficou um pouco acima da expectativa, que previa um aumento próximo da inflação dos últimos 12 meses, que foi de 10,67%

Ilustração: JC



O consumidor pernambucano residencial vai pagar 11,5% a mais na conta de energia elétrica a partir do próximo dia 29 de abril. O percentual foi aprovado na manhã desta terça-feira, durante reunião na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O valor ficou um pouco acima da expectativa, que previa um aumento próximo da inflação dos últimos 12 meses, que foi de 10,67%.
O percentual de 11,5% é dos consumidores de baixa tensão, que inclui todos os residenciais e os de baixa renda. A Celpe atende 3,5 milhões de unidades consumidoras.
O aumento do preço da energia vendida pela Celpe varia de acordo com o tipo de consumidor. As grandes indústrias terão um reajuste de 9,39%, as indústrias de porte médio ficarão com uma alta de 5,92% e os empreendedores de pequeno porte pagarão 6,79% a mais na conta de luz.
Os consumidores rurais terão um reajuste de 14,87%, enquanto o comércio e o poder público - classificados pela Aneel como consumidor B3 - terão um aumento de 11,61%. 
Na média, os consumidores de alta tensão terão um reajuste de 6,77% e os da baixa tensão de 11,77%. Como o nome diz, os clientes de alta tensão são os que consomem numa rede própria que transporta a energia em alta tensão para ser usada por indústrias, grandes estabelecimentos comerciais, entre outros. Os clientes de alta tensão pagarão, em média, 6,77% a mais, enquanto os que consomem na baixa tensão (que é grande parte da rede da Celpe) ficarão com um aumento médio de 11,66%. Também são clientes de baixa tensão pequenos estabelecimentos comerciais, prédios públicos, entre outros. O aumento de todos os consumidores ocorre a partir do dia 29, próxima sexta-feira.

FONTE : JC ONLINE

terça-feira, 19 de abril de 2016

SAÚDE : Leitora denuncia possíveis focos do Aedes Aegypti no Janga

Leitora denuncia possíveis focos do Aedes Aegypti no Janga (1)

Apesar do número crescente de casos de dengue em Pernambuco e as epidemias comprovadas em algumas cidades do Brasil, ainda é possível notar que alguns lugares, públicos ou privados, são focos para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti que também é transmissor da Chikungunya e Zika Vírus.

No Bairro do Janga em Paulista, a situação não poderia ser diferente. Um terreno baldio na Rua Severino Marques Dias pode ser mais um foco para a reprodução e proliferação do mosquito Aedes. 

Lixo e entulho na rua são sinônimos de criadouros para o mosquito da dengue. Pois é este o cenário que moradores do Janga vivem. A leitora do Informe-PE, que não quis se identificar, disse que o local já é um foco dos mosquitos. “As pessoas ficam colocando lixo e vira um criadouro”, afirmou.

“O mundo no combate contra o Aedes Aegypti, mas aqui no Janga há muitos terrenos baldios, sem muros, com entulhos, lixo, mato, tudo que pode somar pra novos focos do mosquito. Eu sou responsável por limpar minha casa e quem irá limpar essas áreas abandonadas?” questionou.

Leitora denuncia possíveis focos do Aedes Aegypti no Janga (6)
Leitora denuncia possíveis focos do Aedes Aegypti no Janga (4)
Leitora denuncia possíveis focos do Aedes Aegypti no Janga (2)


FONTE : INFORME PE 

Leitora denuncia possíveis focos do Aedes Aegypti no Janga (6)Leitora denuncia possíveis focos do Aedes Aegypti no Janga (4)Leitora denuncia possíveis focos do Aedes Aegypti no Janga (2)

CULTURA : DOAÇÃO DE LIVROS NO PAULISTA NORTH WAY SHOPPING

Até o próximo dia 30 de abril, quem doar um livro em bom estado vai ganhar R$ 6,00 em bônus para se divertir no Parks & Games do Paulista North Way Shopping. A campanha de arrecadação de livros vai entregar os exemplares ao Lar Maná, uma instituição de Paulista que acolhe crianças que estão lá por ordem judicial.
Atualmente, a casa abriga 25 crianças de 2 a 12 anos. Serão aceitos livros de qualquer espécie desde que não tenham temas pornográficos, violentos ou que fujam do contexto cultural e educativo. No dia da entrega, as crianças poderão ainda, se divertir nos brinquedos e jogos do Parks & Games.
FONTE : BLOG OLINDA HOJE

ELEIÇÕES 2016 : Filho de Luciano Bivar será vice de Daniel Coelho nas eleições do Recife

Deputado federal do PSDB anunciou parceria com Sérgio Bivar (PSL) na manhã desta terça-feira
O ex-governador João Lyra Neto e o vereador André Régis apoiaram as candidaturas de Daniel Coelho e Sérgio Bivar / Foto: Renata Monteiro/ Especial para o JC

O ex-governador João Lyra Neto e o vereador André Régis apoiaram as candidaturas de Daniel Coelho e Sérgio Bivar

Foto: Renata Monteiro/ Especial para o JC


O deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) oficializou, na manhã desta terça-feira (19), sua pré-candidatura para a Prefeitura do Recife. Na ocasião, a executiva do partido também apresentou o vice da chapa de Daniel, o empresário Sérgio Bivar (PSL), filho de Luciano Bivar.
Participaram do anúncio o ex-governador João Lyra Neto, o vereador André Régis, o ex-deputado João Coelho, a deputada Socorro Pimentel, a vereadora Terezinha Nunes, Luciano Bivar, entre outras figuras conhecidas de ambas as legendas. Vários candidatos às eleições proporcionais, como Ni do Badoque, Pastor Josuel, Lúcio beltrão e Júnior Bocão também marcaram presença no evento.
"A aliança com o PSL foi feita em cima de ideias, de conceitos. O partido tem hoje uma compreensão muito clara de que precisamos ter uma gestão mais eficiente, fazer mais com menos. Não podemos continuar loteando o Estado da maneira como vem sendo feito pelos partidos políticos", comentou Daniel Coelho.
Filho de um dos políticos mais populares de Pernambuco, mas nenhuma experiência política, Sérgio Bivar se diz disposto e confiante em sua primeira eleição. "Minha trajetória na política está começando agora. Assumi a Fundação Abraham Lincoln do PSL no ano passado, quando comecei a estudar políticas públicas. Não tinha pretensão de me candidatar a nada, fui incentivado por meus amigos e família e espero contribuir com o meu melhor" afirmou.

FONTE : JC ONLINE 

COTIDIANO : Justiça pede interdição de chuveirões da Praia de Boa Viagem

Chuveirões com água contaminada serão interditados por determinação da Justiça. Foto: JC Imagem/Arquivo
Chuveirões com água contaminada serão interditados por determinação da Justiça. Foto: JC Imagem/Arquivo

A 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital determinou ao município do Recife que providencie, em até 45 dias, a análise ou reanálise da qualidade da água em todos os chuveiros, poços e quiosques instalados na praia de Boa Viagem, devendo ser interditados todos aqueles que estiverem contaminados com a bactéria Escherichia coli. No mesmo prazo, o município deve apresentar os resultados das análises e identificar todas as intervenções realizadas. A decisão judicial atende pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
A promotora de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital, Liliane Rocha, explicou que o caso vem sendo acompanhando pelo MPPE desde 2014, quando foi instaurado um inquérito civil para apurar as denúncias de contaminação levantadas por um estudo do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os pesquisadores identificaram a presença da bactéria Escherichia coli, que é um indício de contaminação por fezes, em 78 chuveirões da orla de Boa Viagem.
O MPPE realizou reuniões com gestores municipais e expediu recomendação para que os pontos de água fossem interditados. “Como o município do Recife não acatou a recomendação, foi necessária a ação civil pública em 2015, que culminou com a concessão da liminar. O MPPE espera agora que, no prazo fixado pelo juiz, o município cumpra as determinações e interdite os chuveiros que representam risco aos consumidores”, disse a promotora.
O juiz Edvaldo José Palmeira apontou, no texto da decisão liminar, que a água fornecida à população nos chuveiros e quiosques da orla de Boa Viagem deve se enquadrar no Código Municipal de Saúde (Lei Municipal nº 16.004/95) e na Portaria nº2.914/2011 do Ministério da Saúde. “A omissão do réu em fiscalizar a qualidade da água, deixando tal atividade à exploração desordenada por pessoas estranhas e sem controle das entidades públicas responsáveis, tem ensejado o risco de contaminação e ocorrência de doenças à população”, fundamentou o magistrado.
A Justiça fixou multa diária de R$ 5 mil caso o município extrapole o prazo para cumprir as determinações judiciais.
Código Municipal de Saúde
A lei estabelece que o serviço de abastecimento de água no Recife está sujeito à regulamentação e fiscalização do poder público municipal, em todos os aspectos que possam afetar a saúde pública. Dessa maneira, quaisquer pontos de fornecimento de água considerados impróprios para consumo humano e que não satisfaçam as exigências legais deverão ser  interditados.
FONTE : Assessoria de Comunicação do MPPE

domingo, 17 de abril de 2016

OLINDA : STF abre processo criminal contra Luciana Santos e Renildo Calheiros

Os comunistas são investigados por suposto recebimento de repasses ilegais feitos pelo Ministério do Esporte
Como hoje Luciana Santos é deputada federal e, por isso, goza de foro privilegiado, o inquérito foi levado ao STF / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Como hoje Luciana Santos é deputada federal e, por isso, goza de foro privilegiado, o inquérito foi levado ao STF

Foto: Guga Matos/JC Imagem



O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu um processo criminal contra o atual prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, e a deputada federal e ex-prefeita da cidade, Luciana Santos, ambos do PC do B. Os comunistas são investigados por suposto recebimento de repasses ilegais feitos pelo Ministério do Esporte.
O inquérito foi aberto no fim do mês passado e não ganhou repercussão na imprensa, mas o Blog de Jamildo trouxe à tona nesta sexta-feira (24). O relator da matéria é o ministro do STF Teori Zavascki, que designou o juiz instrutor Márcio Schiefler Fontes para conduzir o processo. O despacho foi assinado no dia 23 de março. O autor do processo é o procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Como hoje Luciana Santos é deputada federal e, por isso, goza de foro privilegiado, o inquérito foi levado ao STF.
De acordo com o despacho, o inquérito penal foi instaurado para apurar suposta prática de delitos contra a administração pública por Luciana Barbosa de Oliveira Santos e Renildo Calheiros, enquanto prefeitos. O processo aborda os mandatos entre 2000 a 2008, de Luciana, e de 2009 até o presente momento, com Renildo, se referindo a convênios firmados com o Ministério do Esporte (Convênio 353/2006 e contratos de repasse 0195.529-88/2006), com possíveis repasses ilegais de verbas federais.
Desde o início do governo Lula (PT), em 2003, o Ministério do Esporte sempre foi ocupado por integrantes do PCdoB, período compreendido pelos mandatos em investigação de Luciana Santos e Renildo Calheiros em Olinda. Entre 2003 e 2006, o ministro foi o então comunista Agnelo Queiroz, hoje filiado ao PT. De 2006 a  2010, a pasta ficou com Orlando Silva (PCdoB). Depois desse período, Orlando ainda chegou a ficar no Esporte entre 1º de janeiro de 2011 e 26 de outubro de 2011. Em 27 de outubro de 2011, assumiu Aldo Rebelo (PCdoB), que ficou no ministério até 1º de janeiro de 2015. Hoje a pasta está nas mãos do PRB, com o teólogo George Hilton.
A deputada Luciana Santos foi procurada para prestar esclarecimentos sobre a investigação, mas ela informou que não sabia do que se tratava o despacho. Procurador geral da Prefeitura de Olinda, responsável pela pasta de Assuntos Jurídicos, César André Pereira também afirmou que não recebeu nenhuma notificação do STF sobre o assunto, tanto no que se refere a Luciana Santos, quanto a Renildo Calheiros.

FONTE : JC ONLINE

ECONOMIA : CRISE - Comércio do Centro do Recife sofre com a crise

Antigo símbolo de um comércio forte e vibrante, Centro do Recife vive dias amargos
Movimento está fraco nas ruas do Centro do Recife, acarretando fechamento de lojas / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Movimento está fraco nas ruas do Centro do Recife, acarretando fechamento de lojas

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem


Lojas fechadas e movimento fraco. Este cenário se torna mais comum no Centro do Recife a cada dia, por causa da crise que assola o País. O ritmo frenético de antes, com pessoas cheias de sacolas circulando pelos bairros com comércio de rua tradicional ficou no passado. Nos dois primeiros meses de 2016, a atividade em Pernambuco recuou 10,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. A situação é pior do que a nacional: o Brasil encolheu 7,6%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
Ano passado, Pernambuco perdeu duas mil lojas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Alta da inflação e do desemprego, crédito restrito e aluguel caro estão entre os motivos para a queda nas vendas. “Os setores mais afetados são os que trabalham com linha de crédito, como móveis e eletrodomésticos. Os empresários reduzem despesas e muitas vezes mudam de endereço por causa do alto valor do aluguel, mas alguns não conseguem acompanhar. A previsão para este ano é de que não haverá crescimento”, afirma o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomercio), Rafael Ramos.
O impacto da queda da economia em setores específicos é claro. Na Rua da Palma e da Concórdia, em Santo Antônio, tradicionais pontos de venda de eletrodomésticos, muitos estabelecimentos fecharam. A Guido Móveis e Eletrodomésticos, empresa alagoana com 57 anos de existência, parou de operar no Estado e encerrou as atividades em oito unidades. Duas delas ficavam nestas vias. Entre os motivos, estão o baixo fluxo de clientes e os altos custos do mercado. 
Lojas de outras marcas, como Eletroshopping e Insinuante, estampam cartazes informando mudança de endereço. A reportagem do JC procurou a Ricardo Eletro, nova dona das duas empresas, mas não obteve retorno para esclarecer a situação.
Outra alternativa dos empresários é reduzir custos. Na Rua Nova, uma Esposende fechou. A empresa decidiu concentrar as atividades em outro estabelecimento na mesma região, porque a demanda caiu. Quem permanece ativo também lamenta. “Mesmo quem consegue se manter firme em meio à crise se prejudica. Quando cai a diversidade do comércio, cai mais ainda a quantidade de clientes. Isso é ruim porque a insegurança aumenta”, lamenta o gerente da Luk Modas, Ranilson Dornelas.
Diante da crise, vale tudo para tentar atrair consumidores. Na Rua da Imperatriz, na Boa Vista, os vendedores abordam as pessoas no meio da rua. A vendedora de uma ótica no bairro Edjane Reis usa essa estratégia, mas confessa que é uma tarefa árdua, porque muita gente está só de passagem. “O cliente ganha confiança ao conhecer o vendedor. O fluxo de frequentadores do bairro diminuiu muito, por isso vou para a rua.” 
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Recife, Eduardo Catão, o cenário não é exclusivo do Recife. “É mais perceptível o impacto no Centro porque é onde há maior volume de lojas. Mas isso também está acontecendo em todo o Estado e no o Brasil. Um dos problemas é a falta de investimento da parte da iniciativa pública e privada. As pessoas não estão acreditando na nossa economia.”
Enquanto os estabelecimentos comerciais do Centro fecham, as ruas são tomadas pelos ambulantes. Vendendo de tudo um pouco, como brinquedos e roupas, a preços baratos, o comércio informal ganha espaço. Na falta de empregos formais, vale tudo para sobreviver. 
De acordo com Rafael Ramos, este é um reflexo do alto índice de desemprego. Atualmente, o Brasil tem mais de 9 milhões de pessoas desocupadas. “É uma pessoa que perdeu o emprego e não quer depender de parentes e amigos. Porém, a mortalidade do negócio informal é grande, porque geralmente surge de um momento de necessidade, sem planejamento”, explica.

FONTE : JC ONLINE

quinta-feira, 14 de abril de 2016

MOVIMENTO : Manifestantes pró-impeachment irão acompanhar votação em telões em Boa Viagem

manifestação

A votação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff no próximo domingo (17) será acompanhada por telões em várias capitais do País. O Movimento Vem Pra Rua, favorável ao afastamento da presidente, está organizando a mobilização nos mesmos locais onde correram as manifestações do dia 13 de março.
No Recife, os manifestantes irão se reunir às 14h – horário em que será iniciada a votação na Câmara dos Deputados – no segundo Jardim da Avenida Boa Viagem, na Zona Sul da capital.
LEIA TAMBÉM:

Além de telões, o movimento contará com trios elétricos na orla. O ato também acontecerá em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
Segundo o Vem Pra Rua, além das capitais, cerca de 200 cidades do interior dos estados também estão se organizando espontaneamente e convidando o povo para as ruas, para acompanhar a votação. O Vem Pra Rua não tem uma lista formatada dessas cidades.
FONTE : BLOG DO JAMILDO

quarta-feira, 13 de abril de 2016

COTIDIANO : Pernambucana ganha processo contra Danilo Gentili

Ela ficou conhecida por ser a maior doadora de leite materno do País e foi alvo de piadas

Humorista foi condenado por fazer piada com a doadora de leite

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) condenou, nesta quarta-feira (13), o apresentador de TV Danilo Gentili, o humorista Marcelo Mansfield e a TV Bandeirantes a indenizarem em R$ 200 mil a técnica em enfermagem Michele Maximino, de 33 anos, que ficou conhecida nacionalmente por ser a maior doadora de leite materno do Brasil.
A pernambucana moveu ação por danos morais após ter sua imagem veiculada em situação vexatória no programa “Agora é Tarde” em 3 de outubro de 2013. A decisão é da juíza Regina Célia de Albuquerque Maranhão, da 2ª Vara Cível de Olinda, que julgou o pedido procedente em parte. A autora da ação havia pedido indenização de R$ 1 milhão. Cabe recurso.
Conforme o processo, durante o programa, os apresentadores fizeram “comparações indecentes” entre o leite doado por Michele e o esperma de um ator pornô, além de afirmarem que os seios dela “seriam propícios à masturbação” por permitirem a “realização de sexo na forma ‘espanhola’”.
Na sentença, a magistrada afirmou que o fato causou “grave lesão” à imagem da autora da ação, utilizada “de forma humilhante e degradante, causando consequência devastadora” para ela e sua família.
Ainda segundo a ação, após a veiculação dos comentários, Michele e a família passaram a sofrer constrangimento no município de Quipapá, na Mata Sul do Estado, onde viviam, tendo optado por passar a morar em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
A decisão acabou impactando negativamente as finanças da autora da ação e do marido, que tiveram que abandonar os empregos na cidade natal. “Aquilo tudo mudou nossas vidas. Eu tinha grandes possibilidades de cuidar dos meus filhos lá. Viemos para cá (Jaboatão) e tudo ficou mais difícil”, lamenta o esposo de Michele, o professor Ederval Trajano, que diz que não pretende recorrer da decisão.
A defesa de Danilo Gentili, de Marcelo Mansfield e da Bandeirantes foi procurada pela Folha de Pernambuco, que não obteve retorno até a publicação deste texto.
FONTE : FOLHA DE PERNAMBUCO

UPE : UTI pediátrica do Procape volta a funcionar

Atendimento foi interrompido temporariamente na terça-feira (12), por falta de funcionários
As três crianças que estavam internadas e seriam transferidas vão permanecer no Procape / Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

As três crianças que estavam internadas e seriam transferidas vão permanecer no Procape

Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem



A UTI pediátrica do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, voltou a funcionar nesta quarta-feira (13), após ter sido fechada temporariamente por falta de funcionários na terça-feira (12).
As três crianças que estavam internadas e seriam transferidas vão permanecer no Procape. De acordo com a assessoria da unidade de saúde, o atendimento foi regularizado após uma mobilização da diretoria, com o apoio dos cardiologistas pediátricos para reorganizar a escala de plantões dos médicos. O retorno das cirurgias infantis está previsto para a tarde desta quarta (13).
Leia a nota na íntegra:
“A diretoria do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE) informa que o serviço da UTI Pediátrica da unidade hospitalar foi regularizado e continua funcionando normalmente.
Houve uma mobilização por parte da diretoria, que contou com o apoio dos cardiologistas pediátricos do hospital, e a escala de plantão desses profissionais no serviço foi reorganizada. Com o serviço ativado, já está previsto o retorno das cirurgias infantis. Hoje (13/04) a tarde acontece uma cirurgia. As três crianças que seriam transferidas para outros hospitais da capital vão permanecer na UTI Pediátrica do Procape.
A diretoria ainda esclarece que não houve qualquer tipo de prejuízo para os pacientes.”

FONTE : JC ONLINE 

terça-feira, 12 de abril de 2016

SAÚDE : Influenza: vacinação começa na próxima segunda

Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde. Em seguida, a partir do dia 25, a população prioritária será imunizada
Idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas estão no grupo prioritário / Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas estão no grupo prioritário

Foto: Arquivo/ Agência Brasil


O Estado de Pernambuco iniciará na próxima segunda-feira (18) a vacinação contra a influenza. Desta data até o dia será realizada a imunização dos profissionais de saúde.Já a pré-campanha começa a partir do dia 25 deste mês e visa vacinar idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Além disso, podem participar da ação jovens que estão sob medida socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. O Dia D da campanha acontece no último dia do mês (30). 
Até o momento, Pernambuco recebeu do Ministério da Saúde (MS) 538.160 doses da vacina contra a influenza (24% do total). A  expectativa da campanha é imunizar, no mínimo, 80% do público prioritário total contra três vírus da influenza: A H1N1, A H3N2 e B. “A proteção da vacina contra a influenza dura cerca de um ano, por isso a necessidade da população inclusa nos grupos prioritários participarem das campanhas anuais”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo. Ela ainda lembra que crianças que tomarem a vacina pela primeira vez devem receber uma 2º dose 30 dias após a 1º. 
A imunização contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Em residentes em lares de idosos, reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, o risco global de hospitalização em cerca de 50% e o de morte em 68%. Ela ainda pode reduzir em 40% os casos de síndrome gripal.
A vacinação é contraindicada apenas para pessoas com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula, bem como quem apresenta histórico de reação anafilática em dose anterior da vacina. No caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, a orientação é adiar a vacinação até a resolução do quadro.

FONTE : JC ONLINE

DENÚNCIA : Sindicato denuncia: UTI pediátrica do Procape será fechada por falta de médico

Pais de pacientes internados estão levando o caso para o conhecimento e providências do Ministério Público de Pernambuco
A UTI cardiopediátrica do Procape é referência pra todo Norte e Nordeste do país. Foto: Bruna Monteiro/Esp DP/Arquivo (A UTI cardiopediátrica do Procape é referência pra todo Norte e Nordeste do país. Foto: Bruna Monteiro/Esp DP/Arquivo)
A UTI cardiopediátrica do Procape é referência pra todo Norte e Nordeste do país. Foto: Bruna Monteiro/Esp DP/Arquivo

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape) será fechada por falta de médico. A denúncia é do Servidores da Universidade de Pernambuco (Sindupe). De acordo com o presidente do sindicato, Érico Alves, ao meio dia de hoje a categoria vai se manifestar em frente à unidade de saúde para não permitir que o fechamento, anunciado pela direção aos profissionais de saúde, não se concretize.

Pais de pacientes internados estão levando o caso para o conhecimento e providências do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). De acordo com enfermeiros da unidade, as três crianças internadas na UTI do Procaoe foram transferidas para o Hospital Barão de Lucena (HBL) que, segundo eles, não teria estrutura adequada para receber esses pacientes. "Esses pacientes, um do Piauí, um de Alagoas e um de Pernambuco, têm quadros graves e pode não resistir a uma remoção", preocupa-se o sindicalista.

A UTI cardiopediátrica do Procape é referência pra todo Norte e Nordeste do país. Com capacidade para oito leitos, de acordo com o Sindupe já funcionava com no máximo seis leitos, por falta de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. A situação teria se agravado com licenças e afastamentos de alguns profissionais.

FONTE : DIÁRIO DE PERNAMBUCO

segunda-feira, 11 de abril de 2016

IGARASSU : Falta de capinação atrapalha motoristas na BR 101

Falta de capinação atrapalha motoristas na BR101

Motoristas reclamam que o mato vem tomando conta do canteiro da BR 101 norte próximo a entrada do Alto do Céu em Igarassu. Eles solicitam ao DNIT o serviço de capinação urgente. 

O mato está atrapalhando a visibilidade dos motoristas que utilizam o retorno na rodovia. Segundo comerciantes próximo da localidade, muitos automóveis perdem o local do retorno, porque o mato atrapalha, outros terminam fazendo manobras perigosas.

Carta do leitor Fernando Melo de Igarassu
FONTE : INFORME PE

CASAMENTO COLETIVO SEGUE COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 15 DESTE MÊS

Promovido pelo Sindecom, podem se inscrever somente comerciários do Litoral Norte; As vagas são limitadas a 30 casais

O Sindicato dos Empregados do Comércio do Litoral Norte (Sindecom) promove este ano a 3ª edição do Casamento Coletivo. As inscrições gratuitas para participar da cerimônia continuam abertas e seguem até esta sexta (15). As vagas são limitadas a 30 casais. Poderão se inscrever todos os comerciários das regiões atendidas pela categoria, filiados ou não ao sindicato.
As inscrições estão sendo realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, no Sindecom, mediante a apresentação do registro de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência. As pessoas que forem divorciadas deverão levar a certidão de divórcio. Os noivos serão isentos das taxas de cartório, buffet e espaço para a cerimônia, além de contar com a presença de um fotógrafo para registrar o momento. Os trajes e as alianças são itens opcionais do casal. Segundo a coordenação do evento, serão disponibilizadas seis senhas por cônjuge para familiares e amigos participarem da festa.   
O Casamento Coletivo dispõe de duas cerimônias, uma ecumênica e outra religiosa, marcadas para o dia 2 de junho, às 18h. O casamento ecumênico será realizado no espaço Armazém 10, no centro de Paulista, onde também será a festa de recepção, e a religiosa acontecerá na Igreja Santa Isabel, localizada no centro da cidade. O programa começou em 2014 e tem como objetivo regularizar a união de trabalhadores do comércio sem recursos financeiros e ampliar as garantias de direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários. O Sindecom abrange os municípios de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá. 
SINDECOM – Rua 53, n° 40, Jardim Paulista Baixo, em Paulista, por trás do Núcleo de Segurança. Outras informações pelo telefone (81) 3487 - 6170.
FONTE : BLOG PAULISTA  ATUALIZADO

ALIMENTAÇÃO : Custo da cesta básica do Dieese sobe em 16 capitais em março

Em outras 11 capitais, no mesmo período, os preços apresentaram queda
Salário para uma família de 4 pessoas suprir as suas necessidades deveria girar em torno de R$ 3 mil / Foto: IDEME

Salário para uma família de 4 pessoas suprir as suas necessidades deveria girar em torno de R$ 3 mil

Foto: IDEME


O custo da cesta básica, medido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), subiu em 16 capitais durante o mês de março, na comparação com o mês anterior. Em outras 11 capitais, os preços apresentaram queda. 
A Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos aponta como principal destaque de alta as cidades de Vitória (4,19%), Palmas (3,41%) e Salvador (3,22%). Manaus (-12,87%) e Boa Vista (-7,05%), por outro lado, são destaques de queda. Em São Paulo os preços ficaram quase iguais, com leve alta de 0,16%. No Rio de Janeiro, o indicador subiu 2,38%.
Brasília, com alta de 1,38%, permanece como a capital mais cara do País, com o custo da cesta básica em R$ 444,74. Na sequência aparecem São Paulo (R$ 444,11) e Florianópolis (R$ 441,06). Os menores valores médios foram observados em Natal (R$ 325,98), Maceió (R$ 342,55) e Rio Branco (R$ 342,66).
No acumulado do primeiro trimestre, as maiores elevações foram observadas em Belém (17,60%), Aracaju (14,25%), Goiânia (12,77%) e Fortaleza (12,72%). A única capital a apresentar retração de preços nos três primeiros meses do ano foi Porto Alegre, com -0,82%.
Salário
De acordo com o Dieese, o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família de quatro pessoas, tendo como base a premissa constitucional de que o salário deve ser suficiente para suprir as necessárias básicas da família, deveria ser de R$ 3.736,26. O montante equivale a 4,25 vezes mais do que o mínimo de R$ 880,00.

FONTE : JC ONLINE

sexta-feira, 8 de abril de 2016

ENTREVISTA : Brega da saudade: Augusto César comemora 30 anos de carreira com coletânea

Artista independente busca alternativas para burlar a crise e lança Augusto César Saudades (2016), pelo selo Escalada Records
Para burlar as dificuldades, o artista oferece para o contratante três estilos de shows com três preços diferentes. Foto: NPA Producoes/Divulgacao%u200B
Para burlar as dificuldades, o artista oferece para o contratante três estilos de shows com três preços diferentes. Foto: NPA Producoes/Divulgacao%u200B

Artista independente e de voz marcante, o cantor Augusto César é o dono do terceiro perfil do Viver sobre os veteranos da música brega pernambucana. O artista comemora, neste ano, três décadas de carreira e lança a coletânea Augusto César saudades (2016), com sucessos dos anos 1980, pelo selo Escalada Records. Cantor de sucessos como Escalada e Como posso te esquecer, ele se surpreende ao entrar para o rol dos artistas denominados como "brega das antigas". "Outro dia fui fazer um show e descobri esse título. Acho que foi para diferenciar do novo movimento brega que surgiu", comenta. 


Augusto César Saudades (2016) é composto por canções de artistas como Fernando Mendes, José Augusto, Roberto Carlos, Joanna, Tim Maia e Sandra de Sá, além de hits consagrados na sua voz. "Foi uma década muito importante para a música popular brasileira e que marcou gerações". São músicas que falam do coração, dos sentimentos, dor de cotovelo, saudade, traição e separação. "Tudo isso cria uma magia e o alvo é atingir o cotidiano das pessoas", observa o artista com discografia composta por 17 CDs, 2 DVDs, 5 LPs e um compacto.

Apesar da crise, Augusto continua com a agenda de apresentações em clubes de bairro, churrascarias, festas de casamento e aniversários e constata o retorno de antiga técnica do playback. "Fazia tempo que não cantava desse jeito. De dois anos para cá, tenho recebido propostas assim. É estranho, mas já fiz bastante no início de carreira e em feirinhas típicas nos interiores. A gente colocava a fita cassete para tocar e cantava por cima", relembra. 

Para burlar as dificuldades, o artista oferece três estilos de shows com três preços diferentes para que o contratante possa se enquadrar. O básico é apenas com sua presença, o médio acompanha dois músicos (teclado e guitarra) e o terceiro é com a banda completa (seis integrantes). "Temos que nos adequar a situação que todo mundo está passando", comenta.  

Augusto César deu o pontapé na carreira artística em 1985, mas o primeiro disco veio repercutir somente no ano seguinte. Ele observa semelhanças nos processos de produção e divulgação de discos ao de fabricação e venda de automóveis. "Normalmente um disco é produzido e lançado no final do ano, mas só é trabalhado no ano seguinte, exatamente como os automóveis", explica. 

O artista chegou a fazer quase 30 shows por mês, mas foi alvo das consequências da pirataria e sofreu prejuízos. A saída foi desenvolver um método de divulgação próprio. Ele circula por ruas de grande movimento do Recife e da Região metropolitana para vender pessoalmente seus produtos. "Hoje a sertanejomania tomou conta. Mas é fato que nenhum artista consegue ficar na mídia o tempo todo. Virei um artista popular e era tudo o que eu queria. O artista tem que estar onde o povo está", finaliza.

Artista constata o retorno de antiga técnica do playback. Foto: NPA/Producoes/Divulgação
Artista constata o retorno de antiga técnica do playback. Foto: NPA/Producoes/Divulgação
ENTREVISTA AUGUSTO CÉSAR // cantor

Como se manter no mercado com tantos percalços?
Posso falar por mim. Parti para um trabalho independente focando nas pessoas que já me acompanhavam. Tive o privilégio de atravessar três gerações e conquistei muitos jovens porque são os filhos que cresceram me ouvindo. Meu publico é misto, mas a maior parte tem mais de 30, 40 anos. Algumas casas nas quais cantei no início da carreira, não existem mais. Mas os clubes de bairros não perderam essa caracterítica. Ainda faço show em locais como o Clube Bela Vista, Bonsucesso, Clube das Pás, Batutas de São José, Clubes dos Cisnes, Circulo Militar, o Espaço Várzea, entre outros. 

Você desenvolveu uma forma independente de divulgação. Como funciona?
Ainda sou um pouco arcaico e tenho resistência às redes sociais. Continuo fazendo um trabalho de rua mesmo. Vou para as Ruas da Imperatriz, Sete de Setembro, Rua Nova e visito os mercados públicos da cidade. Além disso, viajo regularmente para outras cidades da Região Metropolitana, como o Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Paulista, Igarassu, Goiana, Camarigibe, São Lourenço da Mata, Limoeiro, Nazaré da Mata e outras. Levo um carro de som, monto um stand de vendas com produtos variados. Por exemplo, ofereço As 20 mais pedidas, Canções Inesquecíveis Volume 1, Canções Inesquecíveis Volume 2, Augusto César cantando Seresta, DVD Augusto César no Clube das Pás (2008),Augusto César com Orquestra e Coral no Teatro Santa Isabel(2010) e o mais novo, Augusto César Saudades (2016). Tem funcionado bem dessa maneira.

FONTE : DIÁRIO DE PERNAMBUCO

MURAL DE RECADOS