quarta-feira, 23 de abril de 2014

ECONOMIA : Definição do reajuste sobre energia foi adiada

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adiou a divulgação do novo valor da tarifa da conta de energia dos pernambucanos. Isto porque a agência reguladora suspendeu a reunião, que estava marcada para esta terça-feira (22), e definiria o índice. Agora, o reajuste será determinado em uma reunião extraordinária, que pode ocorrer nesta quinta-feira (24), embora a data ainda não esteja confirmada.
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) solicitou à Aneel o reajuste tarifário de 18,13%. O pleito está sendo analisado pela agência, a quem cabe apresentar o percentual definitivo, que entrará em vigor já no dia 29. O reajuste tarifário é realizado anualmente. 
Desta vez, a principal justificativa apresentada pela distribuidora pernambucana para o aumento foram as despesas extraordinárias realizadas com a compra de energia no mercado de curto prazo, mais oneroso para a empresa.

Do reajuste solicitado, 16,2% são referentes aos custos não gerenciáveis pela concessionária, que incluem à compra de energia, os custos de transmissão e os encargos setoriais. Este também foi o argumento utilizado por outras distribuidoras do País na solicitação dos seus reajustes, uma vez que esse gasto extra é fruto da queda no nível de água dos reservatórios das hidrelétricas, responsáveis por 80% da geração da energia elétrica brasileira. Em Sergipe, por exemplo, o reajuste aprovado para a Energisa Sergipe foi de 11,83%. Na Bahia, abastecida pela Coelba, o índice chegou a 14,82%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DE RECADOS