quarta-feira, 18 de março de 2015

SUSTENTABILIDADE : Ar-condicionado produz até 20 litros de água por dia; veja como aproveitar

Walter Hagem recolhe cerca de 70 litros por dia dos aparelhos de sua academia / Foto: Marília Banholzer/NE10
Walter Hagem recolhe cerca de 70 litros por dia dos aparelhos de sua academia


Você sabia que pode estar desperdiçando até 20 litros de água limpa por dia? Se você é proprietário de um ar-condicionado, a água condensada pelo seu aparelho pode ser usada para lavar a casa, nas descargas dos banheiros, regar as plantas, entre outras atividades domésticas. Em tempo de racionamento e de crise hídrica, milhões de litros de água produzidos não só por aparelhos domésticos, como também por centrais de climatização de repartições públicas e centros comercias são jogados fora todos os dias, despejados diretamente nas galerias pluviais ou no esgoto. 


Após descobrir que uma infiltração na parede era causada pelas gotas de água que vazavam do ar-condicionado, a recepcionista Márcia Muniz do Nascimento, 32 anos, que mora no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, decidiu captar o líquido através de uma mangueira ligada a um garrafão vazio de 20 litros. Já na primeira noite ela teve uma surpresa. O recipiente amanheceu quase cheio. “Percebi que a água era limpa e por isso passei a utilizá-la para lavar o chão da casa e aguar as plantas. Fiz o mesmo com o aparelho do quarto dos meus filhos. Hoje recolho até 40 litros por dia dos dois equipamentos”, conta Márcia Muniz. No fim do mês, ela consegue recolher cerca de 1.000 litros.

Já o microempresário Walter Hagem, 31, proprietário de uma academia de ginástica em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, também aproveita a água de dois aparelhos do seu estabelecimento. Um tem 30 mil BTU (British Thermal Units - Unidade Térmica Britânica) e outro 36 mil. Juntos, fornecem cerca de 70 litros por dia, ou seja, 2.100 litros por mês que ele utiliza para lavar os banheiros da academia, regar as plantas, lavar a sua moto e, ainda, consegue doar a água para os seus vizinhos. “Não tinha noção da quantidade de água que desperdiçava”, afirma. 


De acordo com o professor do curso técnico de refrigeração do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Luciano Prestrelo, apesar de não ser indicada para o consumo humano (beber ou tomar banho) porque não é filtrada e não recebe tratamento antibactericida, a água é considerada limpa e pode ser reutilizada para práticas sustentáveis, além de trazer economia financeira. "O sistema doméstico é feito de forma simples e com baixo custo, já que os materiais usados são canos e reservatórios de plásticos”, explica. Segundo o professor, a água é produzida porque os aparelhos retiram a umidade do ar através do processo de condensação, quando a água passa do estado gasoso para o líquido.



A quantidade liberada pelos condensadores varia de acordo com a potência do aparelho, o tempo de funcionamento e o clima da região. Em climas mais úmidos, os ares-condicionados condensam uma maior quantidade de água. “O aparelho trabalha para controlar a umidade relativa do ar, deixando o clima mais agradável. Como vivemos em uma região litorânea, próxima do oceano, o índice de umidade varia no Grande Recife entre 75% e 85%. O aparelho ‘retira essa umidade’, reduzindo esse índice para 55%, percentual considerado mais confortável”, explica Luciano Prestrelo, acrescentando que em Brasília, por exemplo, onde o clima é muito seco, praticamente não existe condensação.   

FONTE : NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DE RECADOS