sábado, 20 de agosto de 2016

COTIDIANO : Primeiro ônibus com suporte para bicicleta será testado neste domingo

Veículo da linha 2410 - Parque Capibaribe/TI TIP foi adaptado para transportar até seis bikes


O primeiro ônibus com suporte para bicicleta, o LevaBike, começa a ser testado neste domingo (21). O veículo da linha 2410 - Parque Capibaribe/TI TIP foi adaptado para transportar até seis bikes na parte interna traseira, após a porta de desembarque. Durante a operação, o passageiro entra pela porta traseira do ônibus, coloca a bicicleta em um dos suportes e caminhará, por dentro do veículo, para fazer o pagamento da passagem e rodar a catraca.
Arthur Mota/Folha de Pernambuco
O LevaBike vai operar, inicialmente, aos domingos, apenas na linha Parque Capibaribe/TI, com saída do Terminal Integrado (TIP) e com destino ao Parque Capibaribe, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, com pagamento de meia passagem. Os usuários que forem curtir o "Domingo na Arena", evento realizado na Arena Pernambuco, já poderão utilizar a linha que atende as proximidades do estádio. Para facilitar a identificação, o ônibus adaptado terá adesivos na frente, nas laterais e na parte traseira. 

O protótipo é pioneiro nos ônibus do Recife e RMR e deve ser avaliado após a primeira operação. "O grande ganho é o incentivo ao uso da bicicleta e da integração do modal (bicicleta, ônibus e metrô). Inicialmente é uma rota pequena e tímida, mas que deve ser monitorada para que a gente possa aprender um pouco durante a operação e avançar", comentou o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Francisco Papaléo.
Ainda segundo Francisco Papaléo, o objetivo é ampliar o serviço para outras linhas de ônibus. "Vamos observar e avaliar todas as sugestões neste final de semana e no próximo. A partir disso, vamos lançar o LevaBike do Derby até o TIP e do Derby até a Arena Pernambuco. A ideia é iniciar um transporte multimodal nos ônibus, dando mais opções de meios de deslocamento aos usuários", revelou o presidente do Grande Recife. 
A coordenadora geral da Associação Metropolitana dos Ciclistas (Ameciclo), Sabrina Machry, aprovou o protótipo. "A gente teve sorte porque a iniciativa avançou bastante. Visitei o coletivo e identifiquei pouquíssimos problemas", comentou Machry. De acordo com ela, foram sugeridas melhorias para o ciclista acomodar melhor a bicicleta. "Percebemos que os seis espaços só comportam bikes grandes, excluindo ps modelos infantil e dobrável. Negociamos de colocar uma cinta para conseguir sustentar os demais tipos de bicicleta", comentou a coordenadora.
Ainda segundo Marchy, também foi sugerido afastar dois bancos na parte traseira do veículo e o recúo de uma barra para garantir mais espaço nas manobras, além de instalar uma rampinha para ajudar a colocar a bicicleta dentro do coletivo. As sugestões foram recebidas pelo Grande Recife e serão analisadas. 
FONTE : FOLHA DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DE RECADOS