segunda-feira, 19 de junho de 2017

POLÍTICA : Lupércio assina decreto que cria o Fundo dos Direitos do Idoso

Lupércio assina decreto que cria o Fundo dos Direitos do Idoso 


O prefeito de Olinda, Professor Lupércio Carlos (SD), assinou nesta sexta-feira o Decreto N° 064/2017, que regulamenta o Fundo dos Direitos dos Idosos. O fundo, que ficará subordinado à Secretaria Social, Cidadania e Direitos Humanos, vem com o objetivo de facilitar a captação, o repasse e aplicações de recursos para ações voltadas a pessoas idosas do município.
“Isso é uma luta antiga do Conselho dos Idosos e uma forma de garantir seus direitos, o que é uma prioridade nossa, que está no nosso Plano de Governo”, afirmou o prefeito. Os recursos serão aplicados em programas e projetos de assistência, promoção e defesa dos direitos do idoso, além de pagamento pela prestação de serviços a entidades conveniadas.
Na segunda-feira (19) será realizada às 9h uma audiência pública para discutir o tema “Olinda Unida no Combate à Violência contra a Pessoa Idosa” no salão do Fórum do Palácio dos Governadores de Olinda. Durante a audiência, serão apresentadas propostas do vereador Vlademir Labanca (PTC).
As reivindicações são a implantação de um núcleo municipal de atendimento à violência, para receber denúncias de violação dos direitos da pessoa idosa, e um Centro de Referência Municipal para Pessoa Idosa com atendimento multidisciplinar, que deverá receber pessoas que sofreram algum tipo de violência. Ainda será sugerida a criação de Instituições de longa permanência sob a responsabilidade do município, uma vez que todas as que existem, de acordo com o vereador Labanca, são particulares.
“O intuito da audiência é fortalecer a política pública já existente, aproveitando o Dia Mundial de Prevenção à Violência Contra o Idoso”, explica Labanca, citando o último dia 15 de Junho. “Vamos começar a discutir essas políticas públicas e fazer com que o executivo tome iniciativas”.
Professor Lupércio também participará da audiência, apresentando o decreto já assinado. Foram convidadas para o evento entidades de Olinda que cuidam de pessoas idosas e associações de idosos. Também participarão a Secretaria de Desenvolvimento social, Direitos Humanos e Cidadania, a Secretaria de Saúde e outros especialistas.

Fonte : Blog da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURAL DE RECADOS